Banner-Enade

Mural de Recados

MAIS DE 40 ESTUDANTES DA UNIFEBE FARÃO O ENADE 2023 NESTE DOMINGO (26)

Mais de 40 estudantes do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) estão inscritos para realizar neste domingo (26), o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade 2023. Os portões do local de prova serão abertos às 12h e serão fechados às 13h. A Prova iniciará às 13h30, horário oficial de Brasília, e os alunos terão 4h para realizá-la.

Este ano, participarão do Enade 2023 os concluintes da UNIFEBE dos cursos de bacharel em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Química da UNIFEBE.

Além deles, foram inscritos na condição de ingressantes os acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Química, Fisioterapia e Medicina da instituição, porém apenas os inscritos na condição de concluintes farão a Prova no próximo domingo.

O Exame

A Prova do Enade avalia o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais ou no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do respectivo curso de graduação, além das habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

Com quatro horas de duração, o Exame é composto por 40 questões, sendo dez questões de Formação Geral e 30 de Componente Específico. Das dez questões de Formação Geral, envolvendo situações-problema e estudos de casos, nove serão de múltipla escolha e uma discursiva. Já das 30 questões do Componente Específico de cada área avaliada, 29 serão múltipla escolha e uma discursiva, também envolvendo situações-problema e estudo de casos.

As questões de Componente Específico do curso correspondem a 75% da nota da prova, enquanto as de Formação Geral equivalem a 25%.

INEP DIVULGA OS LOCAIS DE PROVA DO ENADE 2023

Os acadêmicos concluintes o Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), que farão o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes- Enade 2023 já podem consultar os locais de prova. A relação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP e está disponível no site do INEP.

Para consultar o local da prova, que será realizada no dia 26 de novembro, os acadêmicos devem preencher, até dia 25 de novembro, o Questionário do Estudante. No Sistema Enade também está disponível o Cartão de Confirmação de Inscrição do Estudante, que só pode ser visualizado após a conclusão do preenchimento do Cadastro do Estudante e do Questionário do Estudante. No Cartão, constam as informações do local e horário da prova do Enade 2023.

É importante destacar que o Enade é componente curricular obrigatório, portanto o concluinte que não responder o Questionário do Estudante, ficará em situação irregular com o Enade, estando impedido de colar grau.

Enade 2023

Este ano, os portões dos locais de prova do Enade 2023 serão abertos às 12 horas (horário de Brasília) e fechados às 13 horas. Os alunos terão 4 horas para realizar a Prova, que iniciará às 13h30.

Os estudantes deverão comparecer ao local da Prova munidos de documento oficial de identificação (com fotografia), caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente.

A efetiva participação do estudante concluinte no Enade 2023 será verificada pelo Inep, mediante preenchimento do Questionário do Estudante e presença atestada no local de prova, sendo disponibilizada a lista de presença somente após 2 horas do início da prova.

Novidades em 2023

O estudante que sair com o caderno de Prova poderá entregar, de forma voluntária, a sua contracapa, que contempla um código alfanumérico de confirmação de presença no Exame. Dessa forma, se o estudante atendeu a todos os requisitos para a sua regularidade, conforme legislação aplicável ao Enade 2023, o Coordenador de Curso, por meio do referido código alfanumérico, poderá registrar no Sistema Enade a presença na prova.

A partir do registo e da confirmação do preenchimento do Questionário do Estudante, a instituição possuirá elementos necessários para considerar a situação do estudante regular no Exame. Assim, caso o estudante já tenha integralizado 100% dos demais componentes curriculares obrigatórios do curso e não possua outras pendências, a instituição poderá realizar a colação de grau e a expedição de diploma.

Caso o estudante participe do Exame, mas não saia com o caderno de provas, ou opte por não entregar a contracapa do caderno à instituição, mesmo tendo preenchido o Questionário do Estudante, será necessário aguardar a divulgação da regularidade no Enade 2023, com data prevista para o dia 4 de janeiro de 2024.

CADASTRO E QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE JÁ PODEM SER PREENCHIDOS PELOS ACADÊMICOS INSCRITOS NO ENADE 2023

Os acadêmicos concluintes da UNIFEBE, que estão inscritos e habilitados a participar do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade 2023, já podem preencher o Cadastro e o Questionário do Estudante. Os formulários estão disponíveis e devem ser preenchidos diretamente no Sistema de Cadastro do Estudante, disponível no site do Inep.

De acordo com o Edital MEC/INEP n°. 37, de 25 de maio de 2023, no preenchimento do Cadastro do Estudante, o aluno deverá informar seus dados pessoais, como o CPF, endereço de e-mail, número de telefone e o nome do pai, sendo este de caráter opcional. A finalização do preenchimento do cadastro pelos estudantes concluintes, caracteriza ciência e aceitação das condições estabelecidas no Edital, das quais não poderão alegar desconhecimento. O Cadastro do Estudante estará disponível para preenchimento até dia 18 de novembro.

Já o Questionário do Estudante é destinado a levantar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos, relevantes para a compreensão dos resultados do Enade e para subsidiar os processos de avaliação de cursos de graduação de Instituições. Este ano, o Questionário do Estudante poderá ser respondido até dia 25 de novembro.

Após o preenchimento do Cadastro do Estudante e o Questionário do Estudante, a partir do dia 6 de novembro, o concluinte habilitado poderá consultar seu local de prova e imprimir o Cartão de Informação do Estudante. O acadêmico que não responder ao Questionário do Estudante ficará em situação irregular com o Enade, não podendo colar grau, uma vez que o Exame é componente curricular obrigatório.

Os estudantes que tiverem dúvidas podem entrar em contato com a Assessoria de Desenvolvimento do Centro Universitário de Brusque, por meio do e-mail desenvolvimento@unifebe.edu.br, ou pelo telefone (47) 3211-7212.

 

_____________________________________

 

ESTUDANTES DA UNIFEBE JÁ PODEM CONSULTAR A LISTA DE INSCRITOS NO ENADE 2023

Já está disponível a relação dos acadêmicos da UNIFEBE, ingressantes e concluintes, que estão habilitados a participar do Enade 2023. As listas podem ser acessadas na página do Enade, no site da UNIFEBE.

Este ano, participarão do Enade os estudantes dos cursos de bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Fisioterapia e Medicina.

Por determinação da Portaria Normativa MEC nº. 124, de 31 de janeiro de 2023, que estabeleceu as Diretrizes do Enade 2023, os ingressantes dos cursos que serão avaliados deveriam ser inscritos pela instituição de ensino, porém ficam dispensados de participar da Prova.

Atendimento especializado, específico ou pelo nome social

Os estudantes concluintes que desejarem o atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social, devem solicitar, entre os dias 1º e 8 de setembro, nos termos do Edital MEC nº. 37, de 25 de maio de 2023, diretamente pelo endereço eletrônico http://enade.inep.gov.br.

atendimento especializado é voltado a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica.

Já o tratamento pelo nome social é destinado à pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente em consonância com sua identidade de gênero.

As orientações, condições e procedimentos referentes a solicitação de atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social, estão disponíveis no item 11, do Edital MEC nº. 37, de 25 de maio de 2023.

Os acadêmicos da UNIFEBE, que tiverem dúvidas sobre o Enade 2023, podem entrar em contato com a Assessoria de Desenvolvimento Institucional por meio do e-mail desenvolvimento@unifebe.edu.br, pelo telefone (47) 3211-7212 ou presencialmente no piso térreo do Bloco B, campus Santa Terezinha.

Enade*
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional.

Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia, vinculados às áreas de avaliação da edição.

*Informações retiradas do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC)

Skip to content