quem-deve-fazer-quem-deve-fazer-1

Mural de Recados

Inscritos para o Enade devem responder Questionário do Estudante

Os acadêmicos concluintes do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), inscritos e habilitados a participar do Enade 2019, têm até dia 21 de novembro para responder ao Questionário do Estudante. O formulário deve ser preenchido on-line, diretamente no site do Sistema de Cadastro do Estudante do INEP.

Após o preenchimento do Questionário do Estudante, a partir do dia 8 de novembro, o concluinte habilitado poderá consultar seu local de prova e imprimir o Cartão de Informações do Estudante.

O acadêmico que não responder ao Questionário do Estudante ficará em situação irregular junto ao Enade, não podendo colar grau, uma vez que o Exame é componente curricular obrigatório.

Os estudantes que tiverem dúvidas podem entrar em contato com a Assessoria de Desenvolvimento do Centro Universitário de Brusque, por meio do e-mail desenvolvimento@unifebe.edu.br, ou pelo telefone (47) 3211-7212.

Formulário on-line
Com o intuito de levantar informações que permitam caracterizar o perfil dos acadêmicos e de seus processos formativos, o Questionário do Estudante busca dados relevantes para a compreensão dos resultados do Enade e para subsidiar os processos de avaliação de cursos de graduação e da Instituição, nos termos do Edital MEC n°. 43, de 4 de junho de 2019.

Confira a lista de acadêmicos inscritos para participar do Enade 2019

Já estão disponíveis as listas de acadêmicos ingressantes e concluintes do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), habilitados para participar do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019. Os estudantes podem consultar na página do Enade se foram inscritos.

Nesta edição, os concluintes dos cursos de bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Educação Física deverão realizar a prova, marcada este ano para 24 de novembro.

Os ingressantes dos cursos supracitados e de Engenharia Química e Medicina também serão inscritos, mas por determinação da Portaria Normativa MEC nº. 828, de 16 de abril de 2019, que estabeleceu as Diretrizes do Enade 2019, ficam dispensados de participar da prova.

Os acadêmicos que tiverem dúvidas podem entrar em contato com a Assessoria de Desenvolvimento do Centro Universitário de Brusque, por meio do e-mail desenvolvimento@unifebe.edu.br, ou pelo telefone (47) 3211-7212.

Atendimento especializado, específico ou pelo nome social
Os estudantes concluintes que necessitam de atendimento especializado, específico e, ou pelo nome social, devem solicitar até o dia 13 de setembro, pelo site do Enade, de acordo com os termos do Edital MEC nº. 43, de 4 de junho de 2019.

O atendimento especializado é voltado a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdo cegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo e, ou discalculia.

Já o atendimento específico pode ser solicitado por gestantes, lactantes, idosos e, ou pessoas com outra condição específica.

O atendimento pelo nome social é destinado às pessoas que se identificam e querem ser reconhecidas socialmente em consonância com sua identidade de gênero (estudante travesti ou transexual).

Enade*
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional.

Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia, vinculados às áreas de avaliação da edição.

*Informações retiradas do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeria (INEP/MEC)