notícias colégio
Notícias
01 de abril de 2025
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Acadêmicas de Pedagogia participam de oficina de artes em visita ao Ateliê Arte Godê

Atividade prática envolveu produção de aquarela e trabalho com argila

As técnicas envolvidas na produção de peças de aquarela e esculturas com argila foram o tema da visita, realizada por acadêmicas do curso de Pedagogia da UNIFEBE, ao Ateliê Arte Godê. No local, elas foram recebidas pela arte-educadora do Colégio UNIFEBE e proprietária do espaço, Ana Roberta Eccel Venturelli Costa.

A oficina Aquarela e Argila reuniu acadêmicos da 7.ª fase do curso e permitiu experimentar as técnicas envolvidas em cada uma das modalidades. De acordo com a professora Louise Clemente, foi possível a aplicação de diferentes técnicas sobre papel e a realização do teste da mistura de cores e efeitos durante a pintura. Já, na modelagem, formas tridimensionais, sensibilidade tátil e criatividade ganharam prioridade.

“A visita proporcionou uma experiência imersiva e enriquecedora às acadêmicas, permitindo a vivência prática de processos criativos, a experimentação de diferentes técnicas e materiais, além da ampliação do repertório cultural e da compreensão do fazer artístico”, descreve.

A coordenadora do curso de Pedagogia, professora Eliane Kormann classifica a experiência como “enriquecedora” e projeta que terá contribuições no desenvolvimento das acadêmicas. “Permitiu que os acadêmicos desenvolvessem algumas habilidades, essenciais para a futura prática pedagógica, além de ampliar a criatividade e o olhar sensível, bem como a capacidade de propor experiências significativas às crianças. Esse aprendizado certamente se refletirá em uma atuação mais dinâmica e inovadora na educação”, afirma.

Ferramenta de educação
Para a acadêmica Julia Gohr, a visita foi uma experiência relevante e possibilitou que cada uma das participantes pudesse produzir uma peça única. Segundo ela, a aplicação das técnicas em sala de aula, no futuro, pode ser um diferencial. ”A experiência mostrou como a arte pode ser uma ferramenta na educação, estimulando criatividade, coordenação motora e trabalho em equipe. Foi uma vivência que reforçou a importância de trazer as artes visuais para a sala de aula, tornando o aprendizado mais significativo,” relata.

Segundo a também acadêmica, Julia Nicoletti, a possibilidade de aprender a pintar e esculpir em argila representou um desenvolvimento pessoal importante, que ela pretende levar para sua rotina fora da universidade. “Foi uma noite de muita diversão, conversas e aprendizados que jamais esquecerei. Além disso, descobri um novo hobby e tive momentos de muita paz ao lado das minhas colegas de turma”.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Unifebe lança MBA em Gestão da Cadeia Têxtil

Unifebe lança MBA em Gestão da Cadeia Têxtil


03 de junho de 2011
Acadêmicos da Unifebe realizam visita técnica em SP

Acadêmicos da Unifebe realizam visita técnica em SP


03 de outubro de 2007
Responsabilidade socioambiental é tema de palestra na Unifebe

Responsabilidade socioambiental é tema de palestra na Unifebe


23 de setembro de 2009
Skip to content