12 de setembro de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Acadêmico de Gestão Comercial da UNIFEBE relata experiência durante intercâmbio em Portugal

Igor Gonçalves ficará na Universidade do Minho por, pelo menos, seis meses

Durante pelo menos seis meses, o acadêmico do curso de Gestão Comercial da UNIFEBE, Igor Gonçalves, estará com endereço em Braga, Portugal. Por meio da integração entre as instituições, ele participará de um período de intercâmbio acadêmico na Universidade do Minho.

Há também a possibilidade de o tempo de mobilidade acadêmica internacional ser ampliado para totalizar um ano. Na instituição do exterior, ele cursará cinco componentes curriculares ao longo do período: Princípios do Empreendedorismo, Gestão da Produção e Operações, Marketing Internacional, Jogos e Comportamento Estratégico, assim como Logística.

Animado com a oportunidade, Igor destaca os reflexos do período de intercâmbio para sua formação. De acordo com ele, com o Centro de Internacionalização, o processo foi simples e deve permitir o aprimoramento de seus conhecimentos.

“Acredito eu vou levar comigo grandes aprendizados para aplicar tanto na minha vida profissional quanto pessoal. Essa experiência vai valorizar meu currículo, aprimorar minha fala e compreensão de um outro idioma, entre outras coisas”, descreve.

Segundo o acadêmico, para além da preparação profissional e acadêmica, os primeiros momentos de intercâmbio cultural têm sido uma experiência válida no começo da jornada no novo país. “Tive a oportunidade de conhecer estudantes do mundo todo e acredito que isso é muito importante para aprender sobre as culturas e costumes diversos, além de praticar meu inglês. Eu fiquei muito animado quando recebemos a informação das vagas de mobilidade acadêmica, e logo fiz minha inscrição”, afirma.

Oportunidade única
Para o coordenador do curso de Gestão Comercial, Administração e Processos Gerenciais, Günther Lother Pertschy, a experiência que o estudante deve viver no país europeu é uma oportunidade única, que terá reflexos nos diferentes aspectos da vida do acadêmico. “Ele vivenciará componentes curriculares diferenciados e de contexto contemporâneo da realidade de países desenvolvidos o que representa um grande diferencial competitivo na sua formação profissional. Isso lhe proporcionará subsídios importantes para atuar em um mercado globalizado e altamente tecnológico”.

Ele destaca o reflexo dos intercâmbios nos diferentes cursos da UNIFEBE. “Estamos muito felizes, pois nos últimos anos, a mobilidade, seja na modalidade virtual ou presencial, tem acontecido de forma recorrente na UNIFEBE, em especial, nos cursos que coordeno. Foram vários os alunos que se preparam com o idioma e que souberam aproveitar a oportunidade de realizar uma experiência única que além de grande formação acadêmica, marcará para sempre as suas vidas”.

Futuras internacionalizações

Para acadêmicos que queiram se inscrever em algum dos processos disponíveis para o primeiro semestre de 2024 é preciso atentar com as datas de pré-seleção. Além do Minho e do Porto, em Portugal, as inscrições para a Universidade Hof, na Alemanha, seguem até dia 15 de setembro.

Outras alternativas são as universidades de Hochschule Karlsruhe Technik und Wirtschaft, na Alemanha, Universidade La Salle, na Colômbia, JIS University, na Índia, Universidad San Ignacio de Loyola (USIL), no Peru, Universidade do Algarve, em Portugal, e para a Universidade Jesuítica Ignatianum, na Polônia, com inscrições abertas até 6 de outubro.

O formulário de inscrição preenchido, assim como fotocópia do passaporte válido e a indicação da instituição de destino devem ser enviados até a data limite para internacional@unifebe.edu.br. Entre os requisitos está a necessidade de conclusão de um semestre letivo na UNIFEBE, esteja em dia com a documentação legal e acadêmica, bem como com as obrigações financeiras da instituição.

Ainda é necessário que o acadêmico tenha a aprovação em todas as disciplinas cursadas no primeiro semestre letivo de 2023, com média acadêmica igual ou superior a 6, ou no caso do curso de Medicina, conceito Satisfatório, sem Plano de Melhoria, sem ter obtido conceito Insatisfatório em nenhuma das Unidades Curriculares.

A orientação é que os processos de mobilidade acadêmica internacional sejam feitos com o acompanhamento da coordenação de cada curso, devido às especificidades de cada um. No caso das universidades do Porto e do Minho, em Portugal, e da Universidade Hof, na Alemanha, os resultados serão publicados até dia 22 de setembro. Para as demais instituições, eles devem ser publicados até dia 11 de outubro.

O número de vagas é estabelecido por edital e o aceite é condicionado às instituições de ensino parceiras. Elas também fazem a seleção final dos estudantes. Para saber mais basta acessar o Edital ou entrar em contato com o setor de Internacionalização, pelo telefone (47) 3211-7227 ou pelo e-mail internacional@unifebe.edu.br.

Comunicado Proppex nº 13/2011 – Relação dos Projetos Selecionados para a Bolsa de Iniciação à Pesquisa – Art. 170

28 de abril de 2011
Música e Empreendedorismo são temas de palestra

27 de outubro de 2009