27 de fevereiro de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmicos da UNIFEBE lançam Podcast sobre a psicologia e a contemporaneidade

O programa Torre Psi está disponível gratuitamente no Spotify

TDAH e contemporaneidade, psicoterapia infantil e supervisão clínica são alguns dos temas abordados no Torre Psi, Podcast, criado pelos acadêmicos de Psicologia da UNIFEBE, Milena Hostins e Thiago Grott. Sob a orientação do professor André Thieme, os estudantes deram vida ao projeto de extensão, que visa, em forma de bate-papo, disseminar informações e conhecimento psicológico de forma leve e compreensível. Para isso, os acadêmicos trazem, em cada episódio, um tema pertinente sobre a área, debatido em entrevista com pesquisadores. Na primeira temporada, o Torre Psi conta com cinco episódios de aproximadamente 60 minutos, gravados no estúdio da Rádio UNI, um dos laboratórios da UNIFEBE.

O projeto

De acordo com a acadêmica Milena Hostins, a ideia de criar o TorrePsi surgiu da elaboração de um trabalho sobre ética do profissional psicólogo em relação à disseminação de informações nas redes sociais. Nas pesquisas, os estudantes perceberam que não apenas os psicólogos, mas também outros profissionais acabam tomando esse local de fala e usufruindo dos termos da psicologia para tratar de assuntos relacionados à saúde mental. “Nesse sentido, começamos a nos questionar sobre como o profissional psicólogo deveria se portar perante essa disseminação de conteúdos, que por muitas vezes, acaba sendo inadequada. Entendemos então que é nosso papel psicoeducar a população sobre os mais diversos temas por meio de fontes confiáveis e fidedignas”, explica a estudante.

Para o professor e orientador do projeto, André Thieme, o Torre Psi contribuiu para a formação profissional dos estudantes e instigou a ir além das possibilidades apresentadas na universidade. “Por meio do projeto, os estudantes aprenderam a comunicar com uma população leiga, os conhecimentos psicológicos adquiridos ao longo da Graduação. Além de exercitar a habilidade de contatar com pesquisadores da área, fazendo perguntas qualificadas sobre o tema. Nesse sentido, nossos futuros psicólogos têm aperfeiçoado o diálogo com a sociedade, tornando mais acessível o conhecimento acadêmico”, esclarece o professor.

A coordenadora do curso, professora Andreia Martins, destaca que o Torre Psi, é um projeto de extensão que visa, sobretudo, esse engajamento do estudante com a comunidade. “De maneira responsável, ética e embasada nos conhecimentos científicos, o projeto possibilita essa aproximação da universidade com a população em geral. Para a formação acadêmica dos estudantes ele representa ainda uma excelente oportunidade de visibilidade e de contato com o mercado de trabalho”, conclui a coordenadora.

A escolha do nome
Logo no episódio piloto, os ouvintes são instigados a entender o significado do nome Torre Psi. A primeira temporada completa já está disponível gratuitamente no Spotify.

Mudança na localização da Assessoria de Desenvolvimento

01 de agosto de 2007
Dupla do vôlei de praia garante vaga para campeonato brasileiro

28 de janeiro de 2016