04 de maio de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE visualizam aspectos arquitetônicos e urbanísticos em viagem de estudos a Buenos Aires

Estudantes visitaram a capital Argentina entre os dias 28 de abril e 2 de maio

Dentre as atividades de aprendizagem no campo da Arquitetura e Urbanismo, as viagens de estudo inserem o acadêmico na vivência espacial, permitindo-os experimentar em primeira pessoa o trabalho de projeto e construção de sociedades diversas e em contextos culturais variados. Nesse sentido que, o curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE realizou entre os dias 28 de abril e 2 de maio, uma viagem de estudos a Buenos Aires.

Na capital Argentina, os acadêmicos puderam visualizar aspectos relacionados à arte e à arquitetura, por meio de visitas a edifícios e museus históricos. O professor do curso, Francisco Alberto Skorupa, destaca que além das questões arquitetônicas o urbanismo foi abordado ao longo da viagem. “Foi uma experiência intensa e variada, muito importante para nossos estudantes perceberem as complexidades da profissão”, enfatiza Francisco.

No roteiro, os estudantes puderam vivenciar os espaços públicos projetados, como a organização do sistema viário a partir da Avenida de Mayo, obra de reforma urbana realizada no final do século XIX. Guiados pelo professor do curso, Karol Carminatti, os alunos também visualizaram o trabalho de revitalização em áreas degradadas como a requalificação de Porto Madero, o antigo porto de Buenos Aires, levada a cabo a partir do final dos anos 1990, e visitaram bairros populares e operários tradicionais, como o Caminito, em que casas simples foram edificadas com telhas corrugadas de metal.

A acadêmica da 5ª fase, Rafaela Goreski, foi uma das estudantes que participou da viagem de estudos. Para ela, conhecer um local com tantas referências como Buenos Aires foi enriquecedor para o seu processo de ensino-aprendizagem. “Quando vemos na prática como realmente funciona aquilo que aprendemos ao longo da Graduação dá um ânimo para projetar e pensar novas soluções. Em uma viagem de estudos como essa, com a orientação dos professores, conseguimos visualizar muito mais do que a cidade oferece”, complementa Rafaela.

De acordo com o coordenador do curso, professor Marcelius de Oliveira Aguiar, ao sair do contexto urbano e social em que está inserido, o acadêmico é instigado a explorar seus conhecimentos. “Ao conhecer in loco essas realidades, ele reconhece o que aprendeu em sala de aula, notando a importância do seu trabalho para o desenvolvimento das cidades”, enaltece Marcelius.

A atividade de extensão foi aberta a todos os acadêmicos do curso, com o intuito de ampliar o repertório arquitetônico e urbanístico dos futuros profissionais.

Fim de semana de competição para equipe de basquete

06 de junho de 2011
Alunos de Engenharia de Produção e Química são desafiados em Semana Acadêmica