notícias colégio
Notícias
04 de maio de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE visualizam aspectos arquitetônicos e urbanísticos em viagem de estudos a Buenos Aires

Estudantes visitaram a capital Argentina entre os dias 28 de abril e 2 de maio

Dentre as atividades de aprendizagem no campo da Arquitetura e Urbanismo, as viagens de estudo inserem o acadêmico na vivência espacial, permitindo-os experimentar em primeira pessoa o trabalho de projeto e construção de sociedades diversas e em contextos culturais variados. Nesse sentido que, o curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE realizou entre os dias 28 de abril e 2 de maio, uma viagem de estudos a Buenos Aires.

Na capital Argentina, os acadêmicos puderam visualizar aspectos relacionados à arte e à arquitetura, por meio de visitas a edifícios e museus históricos. O professor do curso, Francisco Alberto Skorupa, destaca que além das questões arquitetônicas o urbanismo foi abordado ao longo da viagem. “Foi uma experiência intensa e variada, muito importante para nossos estudantes perceberem as complexidades da profissão”, enfatiza Francisco.

 

No roteiro, os estudantes puderam vivenciar os espaços públicos projetados, como a organização do sistema viário a partir da Avenida de Mayo, obra de reforma urbana realizada no final do século XIX. Guiados pelo professor do curso, Karol Carminatti, os alunos também visualizaram o trabalho de revitalização em áreas degradadas como a requalificação de Porto Madero, o antigo porto de Buenos Aires, levada a cabo a partir do final dos anos 1990, e visitaram bairros populares e operários tradicionais, como o Caminito, em que casas simples foram edificadas com telhas corrugadas de metal.

A acadêmica da 5ª fase, Rafaela Goreski, foi uma das estudantes que participou da viagem de estudos. Para ela, conhecer um local com tantas referências como Buenos Aires foi enriquecedor para o seu processo de ensino-aprendizagem. “Quando vemos na prática como realmente funciona aquilo que aprendemos ao longo da Graduação dá um ânimo para projetar e pensar novas soluções. Em uma viagem de estudos como essa, com a orientação dos professores, conseguimos visualizar muito mais do que a cidade oferece”, complementa Rafaela.

De acordo com o coordenador do curso, professor Marcelius de Oliveira Aguiar, ao sair do contexto urbano e social em que está inserido, o acadêmico é instigado a explorar seus conhecimentos. “Ao conhecer in loco essas realidades, ele reconhece o que aprendeu em sala de aula, notando a importância do seu trabalho para o desenvolvimento das cidades”, enaltece Marcelius.

A atividade de extensão foi aberta a todos os acadêmicos do curso, com o intuito de ampliar o repertório arquitetônico e urbanístico dos futuros profissionais.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Fim de semana de competição para equipe de basquete

Fim de semana de competição para equipe de basquete


06 de junho de 2011
Alunos de Engenharia de Produção e Química são desafiados em Semana Acadêmica
Semana Acadêmica

Alunos de Engenharia de Produção e Química são desafiados em Semana Acadêmica


14 de junho de 2018
Cancelamento da Oferta de curso para o 1º Semestre de 2009

Cancelamento da Oferta de curso para o 1º Semestre de 2009


06 de março de 2009
Skip to content