12 de junho de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Acadêmicos de Engenharia de Produção propõem melhorias para indústria de Brusque

Proposta vencedora indicou como alternativa para aumento de produtividade e redução de custos, instalação de sensores em forno

Após um levantamento de informações, análises e pesquisas, estudantes do curso de Engenharia de Produção da UNIFEBE apresentaram propostas de melhorias para empresa brusquense. O foco desta da atividade de Curricularização da Extensão, Conecta Engenharia de Produção, foi a IW8, dedicada em projetar, fabricar e comercializar estruturas metálicas, máquinas e equipamentos.

Esta foi a primeira realizada com exclusividade do curso e havia começado em março. Dela participaram cinco equipes, contemplando estudantes das 1ª, 3ª, 5ª, 7ª e 9ª fases. A interação entre acadêmicos de diferentes fases da formação é ressaltada pelo coordenador Wallace Nóbrega Lopo, que destacou a atuação dos calouros na iniciativa e possibilidade dos participantes atuarem com uma realidade empresarial diferente das suas rotinas.

“Os calouros puderam ter contato com ferramentas usadas por veteranos e isso acaba despertando uma maior curiosidade desse calouro em estudar essas ferramentas mais tarde. Para os veteranos, é uma oportunidade de ver, na prática, os conhecimentos que já tiveram em sala de aula”, afirma. Outro ponto levantado por Lopo, é a vivência com as exigências do mercado profissional.

“Entre as equipes que não venceram, criou-se uma expectativa muito grande para o próximo Conecta, de melhorarem seus estudos, os seus projetos. Eles também vivem um pouco do que o mercado exige, o mercado é extremamente competitivo, então, você nem sempre vai ter êxito, vai ser o vencedor e tem que aprender com as derrotas, o que posso chamar de saudável, para eles irem se aprimorando”, afirma.

O professor Júlio Frantz, que acompanhou a iniciativa, descreve o desempenho dos acadêmicos como “muito satisfatório”. Segundo ele, é uma possibilidade de execução de projetos para problemas reais da empresa. Ele também destaca a aproximação gerada pela iniciativa entre comunidade acadêmica e empresas locais.

Novos talentos

A dinâmica, indica o professor, foi baseada em eventos do tipo hackaton, que acompanhou pelo estado e os acadêmicos tiveram duas visitas no local para o levantamento de informações, medições e análises, na tentativa de entender um possível problema existente. Segundo ele, a tentativa era proporcionar o máximo de experiência para os estudantes, enquanto estreitava a relação entre academia e empresas.

“Como organizador do Conecta Engenharia de Produção me senti muito feliz com o resultado. A UNIFEBE vem passando por uma transformação com os projetos de Curricularização e esse projeto em específico está sendo um marco na minha trajetória dentro da universidade. Pusemos em prática uma união envolvendo a Universidade, Empresa e o Centro de Inovação de Brusque e região (408 Lab)”, descreve.

Para a agente de Inovação do 408 lab, Gissele Dagrava, a vivência prática proporcionada se aproxima da realidade profissional. Segundo ela, a iniciativa também trouxe a visibilidade para novos talentos regionais.

“Gostei de ver o empenho e comprometimento dos grupos de alunos, com destaque para lideranças e perfis comportamentais. O que verdadeiramente o projeto me ressaltou foi a habilidade de mostrar promessas para diversas áreas, de perfis e talentos humanos à serem direcionados às inúmeras frentes de atuação”.

Melhorias em fornos

A equipe Inova IW saiu vencedora da iniciativa e terá um curso com 40 horas de duração sobre o software Solidworks, que será ministrado pela SKA. Outro benefício pelo desempenho é uma noite de pizza.

Para Samuel Mafra, estudante da quinta fase de Engenharia de Produção, a orientação oferecida durante a atividade e possibilidades de pesquisas feitas a partir da análise do problema escolhido serão importantes para a futura atuação profissional dos estudantes.

A escolha do grupo foi por um projeto de implantação de sensores de temperatura nos fornos de rotomoldagem. Com isso, a projeção feita é de melhoria no tempo de produção e custos na operação.

“O trabalho foi muito importante para nossa formação acadêmica e conseguimos aplicar o que apreendemos. Nessa parceria da indústria e universidade, o maior beneficiado é o acadêmico, que se tornará profissional no futuro”, resume.

Representantes da IW8, Gersio Fernandes e Bruno Borges Ribeiro têm avaliado as ações apresentadas durante a iniciativa. Segundo Fernandes, entre as possibilidades apresentadas, a vencedora tem maior chance de implantação em uma das novas estruturas que estão sendo concluídas.

“A empresa está a todo vapor na produção e, com um forno novo para iniciar. Os estudos estão sendo analisados, porém, tudo será a seu tempo, conforme as mudanças que vão acontecendo na fábrica”, indica.

Curricularização

Realizada semestralmente com os acadêmicos dos cursos de Graduação, a Curricularização da Extensão prevê a realização de projetos, programas, oficinas, eventos e até prestações de serviços à comunidade, por meio da articulação do ensino, pesquisa e extensão de modo interdisciplinar.

Todo o conhecimento adquirido na universidade, amparado por professores de diversas disciplinas em conjunto com as vivências e problemáticas reais da sociedade, proporcionam essa troca entre universidade, empresas, poder público e população em geral.

Big Ben Idiomas está com matrículas abertas

Big Ben Idiomas está com matrículas abertas

20 de julho de 2017
Acadêmicos já podem fazer a reserva de vagas on-line