“Este projeto representa mais uma oportunidade única de aplicar conhecimentos teóricos, na prática, estimulando a criatividade, a pesquisa e a conexão com temas relevantes para o momento atual”, relata a professora. “Resgatar temáticas capazes de nos aproximar do que é essencial para a vida, na busca de um ritmo mais equilibrado e conectado com os próprios valores, pareceu-me uma ótima proposta de trabalho, estimulando, assim, o desenvolvimento de produtos que dialogam com esses conceitos”, afirma.
Ao longo do primeiro semestre, uma oficina sobre peças cerâmicas, sob orientação da artista ceramista Vânia Gevaerd, oportunizou aos 35 participantes conhecer as técnicas envolvidas no manuseio da argila e como desenvolver peças próprias. Para conhecer mais sobre o desenvolvimento e a concepção criativa de peças de cama, mesa e banho, os acadêmicos participaram de visitas técnicas em empresas como a Appel Home e a Eva Indústria Têxtil.
Conectados e autorais
A coordenadora do curso de Design de Moda, professora Jô Rosa, salienta a integração de técnica, pesquisa e identidade cultural envolvidos no trabalho e a sua contribuição na formação dos acadêmicos. “Ao abordar a ancestralidade como eixo criativo, os estudantes foram desafiados a explorar memórias, valores e referências pessoais, promovendo uma conexão profunda entre o design e o pertencimento”, descreve.