14 de abril de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Atuação do profissional de Educação Física no SUS é tema de palestra em celebração ao Dia Mundial da Saúde

Assunto foi abordado pela responsável pelo Programa Academia da Saúde no município de Brusque, Jaqueline Marcos dos Santos

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7 de abril, o curso de Educação Física do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) promoveu a palestra “Conceitos e reflexões para a atuação do profissional de Educação Física no SUS”. O tema foi abordado pela mestra em saúde coletiva e responsável pelo Programa Academia da Saúde, no município de Brusque, Jaqueline Marcos dos Santos.

No bate-papo com os acadêmicos, Jaqueline comentou sobre sua vivência e atuação no Sistema Único de Saúde. Em uma fala sobre o Dia Mundial da Saúde levou os estudantes a refletirem sobre o seu papel para a promoção da saúde coletiva e a responsabilidade como profissionais da área.

“A palestra ajudou a desmistificar a percepção que muitos de nós estudantes temos, de que o profissional de educação física só pode atuar em academias ou em escolas. Essa percepção do quanto o nosso trabalho pode colaborar com a saúde das pessoas e com o SUS como um todo é essencial para nos tornarmos profissionais e cidadãos mais comprometidos com a sociedade”, declarou o acadêmico Lucas Guilherme Burg, da 3ª fase.

De acordo com o coordenador de Educação Física da UNIFEBE, professor João Derli de Souza Santos, a temática foi escolhida pelo curso, com o intuito de provocar uma reflexão nos acadêmicos. “Atualmente a prática de atividades está muito relacionada à estética das pessoas, mas ela é essencial na prevenção de doenças e na promoção da qualidade de vida. Com isso, queremos que eles saiam da universidade com a certeza da importância e do papel social que o profissional de educação física desempenha na sociedade”, completa João.

A atividade que contou com a participação dos acadêmicos de todas as fases do curso foi realizada no auditório do Bloco C.

Resultado Final do Processo Seletivo Docente para o 2º Semestre Letivo de 2008

18 de julho de 2008
Estudantes participam dos Jogos Universitários Brasileiros

24 de junho de 2008