Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7 de abril, o curso de Educação Física do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) promoveu a palestra “Conceitos e reflexões para a atuação do profissional de Educação Física no SUS”. O tema foi abordado pela mestra em saúde coletiva e responsável pelo Programa Academia da Saúde, no município de Brusque, Jaqueline Marcos dos Santos.
No bate-papo com os acadêmicos, Jaqueline comentou sobre sua vivência e atuação no Sistema Único de Saúde. Em uma fala sobre o Dia Mundial da Saúde levou os estudantes a refletirem sobre o seu papel para a promoção da saúde coletiva e a responsabilidade como profissionais da área.
“A palestra ajudou a desmistificar a percepção que muitos de nós estudantes temos, de que o profissional de educação física só pode atuar em academias ou em escolas. Essa percepção do quanto o nosso trabalho pode colaborar com a saúde das pessoas e com o SUS como um todo é essencial para nos tornarmos profissionais e cidadãos mais comprometidos com a sociedade”, declarou o acadêmico Lucas Guilherme Burg, da 3ª fase.
De acordo com o coordenador de Educação Física da UNIFEBE, professor João Derli de Souza Santos, a temática foi escolhida pelo curso, com o intuito de provocar uma reflexão nos acadêmicos. “Atualmente a prática de atividades está muito relacionada à estética das pessoas, mas ela é essencial na prevenção de doenças e na promoção da qualidade de vida. Com isso, queremos que eles saiam da universidade com a certeza da importância e do papel social que o profissional de educação física desempenha na sociedade”, completa João.
A atividade que contou com a participação dos acadêmicos de todas as fases do curso foi realizada no auditório do Bloco C.