23 de junho de 2023

Biblioteca da UNIFEBE reconhece acadêmicos com mais empréstimos no semestre

Espaço foi revitalizado em 2022 e conta com mais de 63,8 mil exemplares e 13,3 mil títulos no acervo digital

A Biblioteca Padre Orlando Maria Murphy do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), reconheceu os três acadêmicos que se destacaram pelo número de empréstimos de livros e acessos aos e-books do acervo digital da instituição, no primeiro semestre. Juntos, eles somaram 730 livros e 5154 acessos a e-books entre os 1º de fevereiro e o dia 6 de junho.

Pelos dados internos, os três primeiros da classificação são do curso de Medicina. Em primeiro lugar ficou Thais Pacheco, da segunda fase; Isadora Aclimone Alessio, também da segunda fase, foi a segunda colocada e Felipe Delagave de Souza Gomes, da terceira fase foi o terceiro colocado. Eles receberam um kit com um livro, entregue pela bibliotecária e coordenadora da Biblioteca Acadêmica, Carla Zenita do Nascimento.

“Esta ação visa premiar e valorizar os acadêmicos que possuem o hábito de leitura. Hábito este que, particularmente, considero essencial para o desenvolvimento pessoal e intelectual das pessoas. Desenvolvendo cidadãos críticos e conscientes sobre a realidade da sociedade na qual estão inseridas”, relatou a bibliotecária.

O ato, segundo o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, é uma forma de estimular a leitura, aprendizado e o uso da infraestrutura disponível no espaço. São mais de 63,8 mil exemplares na Biblioteca, reformada em 2022, e 13,3 mil títulos no acervo digital da instituição.

“Além de professores qualificados, temos uma estrutura de ponta, voltada para a melhor formação dos acadêmicos. Este reconhecimento é estímulo ao hábito da leitura, e para que nossos estudantes aproveitem ainda mais os espaços internos, como a biblioteca”, destacou o professor.

Infraestrutura
Segundo Isadora, a praticidade é um dos pontos altos do espaço. De acordo com ela, o reconhecimento serve de estímulo e reforça a sensação de acolhimento no ambiente. “Todos os livros que a gente necessita para o curso, encontra aqui e até na literatura que dispersam um pouco da faculdade. Eu peguei como hábito até por me sentir acolhida por funcionários e pela oferta de livros”, relata.

O hábito da leitura entre os acadêmicos foi intensificado com a rotina de estudos. Emocionada pelo reconhecimento e surpresa do ato, Thais, assim como os colegas, mantêm um hábito de leitura diversificado. Hoje divide o tempo de leitura entre a bibliografia indicadas para o curso e o gosto por obras de fantasia. “Intensifiquei agora, na faculdade, mas os livros, para mim, sempre foram uma alternativa para a realidade”, afirma.

No caso de Felipe, a carga de leitura exigida no curso ainda possibilitou a aproximação com a leitura de outros temas. Atualmente, obras relacionadas à história e antiguidade têm sido as que mais lhe chamam a atenção. “Consigo ler mais durante as férias ou feriados, mas, ler na faculdade, me estimulou a ler livros mais gerais e não só sobre medicina”.

Acadêmicas de Educação Física publicam artigo em livro do Conselho Regional

Acadêmicas de Educação Física publicam artigo em livro do Conselho Regional

17 de agosto de 2017
UNIFEBE apoia o projeto “Justiça – Direito de Todos”