Urgência e Emergência, Pediatria, UTI Neonatal, UTI Pediátrico, UTI Adulto, Ginecologia e Cirurgia serão os setores do Hospital Santo Antônio, de Blumenau, que os acadêmicos de Medicina do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) desenvolverão as atividades práticas do curso, a partir do próximo ano. O convênio para a realização das atividades de internato médico foi assinado nesta sexta-feira (3), pela reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, e pelo presidente do Conselho Curador do Hospital Santo Antônio, Tadeu Avi.
A parceria firmada entre as duas instituições prevê que os estudantes do curso de Medicina realizem as atividades acadêmicas práticas em diferentes áreas do Sistema Único de Saúde (SUS). Todas as ações desenvolvidas pelos acadêmicos serão coordenadas pelos professores de Medicina da UNIFEBE e supervisionadas por médicos preceptores que já atuam na unidade hospitalar.
A assinatura contou com a presença da reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, do vice-reitor e pró-reitor de Administração, professor Sergio Rubens Fantini, do pró-reitor de Graduação, Professor Sidnei Gripa, do presidente do Conselho Curador do Hospital Santo Antônio, Tadeu Avi, do tesoureiro, Amarildo Nazário, da Diretora Administrativa e Financeira Adriana Dalago Pereira, e da Gestora de Instituto Catarinense de Desenvolvimento da Saúde – ICDS Vanessa Korz.
O Hospital
Com 162 anos de história, o Hospital Santo Antônio é referência em várias especialidades médicas – oncologia, ortopedia, materno-infantil, cirurgia bariátrica e psiquiatria para a região do Vale do Itajaí. A instituição realiza mais de 260 mil atendimentos anuais e disponibiliza 241 leitos hospitalares, além de cinco salas equipadas em seu Centro Cirúrgico.
A Fundação Hospitalar de Blumenau, mantenedora do Hospital Santo Antônio, é uma fundação privada sem fins lucrativos, que faz parcerias com as esferas governamentais e por isso, grande parte de seus atendimentos é pelo Sistema Único de Saúde-SUS, o que caracteriza a instituição como um alicerce para a saúde pública da região.