notícias colégio
Notícias
01 de abril de 2020
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Egressa da UNIFEBE é finalista do prêmio Professor Transformador

Graziela Boaszczyk Dalcastagner é professora da Educação Infantil no Sesi Escola e concorre ao prêmio com o Projeto Amigos da Horta.

A egressa do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), Graziela Boaszczyk Dalcastagner é uma das finalistas do prêmio Professor Transformador. Com o Projeto Amigos da Horta, a professora da turma de Educação Infantil do Sesi Escola, em Brusque, está entre os três finalistas, sendo a única iniciativa selecionada de Santa Catarina. O prêmio nacional, promovido pela BETT Educar, visa reconhecer projetos inovadores, que buscam transformar a escola em um ambiente criativo e de aprendizagem ativa.

Graziela é graduada em Pedagogia e especialista em Educação pela UNIFEBE. Para ela, o reconhecimento do trabalho bem-feito é fruto das experiências adquiridas durante a universidade. “Acredito que se o projeto foi escolhido entre os três finalistas, foi porque realmente estava bem escrito, bem fundamentado, com objetivos, metodologia e critérios de avaliação bem claros. E isso é resultado de tudo que vivi e aprendi com meus professores na UNIFEBE”, reforça Graziela.

A coordenadora do curso de Pedagogia da UNIFEBE, professora Eliane Kormann, reforça o orgulho em participar da formação de um profissional comprometido com o desenvolvimento humano. “Com certeza Graziela já é uma Professora Transformadora, pois mostrou isso por meio de sua iniciativa em transformar as crianças em protagonistas na construção do conhecimento. Continuamos na torcida para que ela alcance o primeiro lugar”, parabeniza Eliane.

O projeto

No Projeto Amigos da Horta, Graziela desenvolve, com crianças entre 5 e 6 anos, ações como plantio, cuidado e colheita. A partir dessas experiências, os alunos realizam atividades de matemática, letramento, escrita, arte, cultura e culinária. De acordo com Graziela, o objetivo é trabalhar a interdisciplinaridade, o protagonismo infantil e a aprendizagem colaborativa, por meio do trabalho em equipe e de integração.

“No projeto trabalhamos com todos os campos de experiências estabelecidos na Base Nacional Comum Curricular, utilizando os conceitos da Abordagem Pedagógica de Reggio Emilia. Por meio das integrações que realizamos com as outras turmas e também com os alunos da APAE, foi visível a evolução das crianças, principalmente, em relação ao trabalho em equipe e a empatia” destaca Graziela.

O Prêmio

O Projeto Amigos da Horta foi submetido em novembro de 2019, pela professora Graziela, com o apoio da Supervisora do Sesi Escola Ana Cristina Joenck. Em fevereiro de 2020, a iniciativa ficou entre os 350 projetos selecionados, de um total de 1.270 inscritos. O resultado de que o Projeto Amigos da Horta estava entre os três finalistas, foi divulgado no dia 17 de março, e agora, a iniciativa concorre ao primeiro lugar na categoria de Educação Infantil.

“Sou grata por ter tido a oportunidade de realizar esse projeto lindo, envolvendo a horta que o SESI tanto preconiza no sentido de as crianças terem esse contato com a natureza, com a alimentação saudável, de serem protagonistas do processo de aprendizagem, enfim, de serem crianças. A horta em si, foi como um norte estabelecido pelo SESI quando entrei na escola, na turma do GT6, e com essa ferramenta, com essa base da horta, consegui realizar diversas atividades com as crianças, totalizando 42 etapas do projeto em 5 meses”, reafirma Graziela.

A Cerimônia de Premiação Bett Educar 2020 está programada para dia 12 de maio, em São Paulo. Devido às condições de combate ao coronavírus, a organização ainda confirmará possíveis alterações.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

MEC prestigia seminário de ambientalização realizado na UNIFEBE
Acafe

MEC prestigia seminário de ambientalização realizado na UNIFEBE


20 de abril de 2017
Último dia de inscrição para VII Mostra de Talentos Unifebe

Último dia de inscrição para VII Mostra de Talentos Unifebe


30 de março de 2010
Basquete patrocinado pela UNIFEBE está em 2º lugar no Campeonato

Basquete patrocinado pela UNIFEBE está em 2º lugar no Campeonato


28 de agosto de 2012
Skip to content