notícias colégio
Notícias
23 de maio de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Em busca de parceria, gestão superior da UNIFEBE visita a Universidade de Bologna

Reitora e pró-reitora visitaram o campus de Cesena da instituição durante viagem pelo país

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz e a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Edinéia Pereira da Silva estiveram no campus de Cesena da Universidade de Bologna, na Itália, em um momento de aproximação com o centro de ensino. O objetivo foi conhecer a estrutura mantida nos cursos locais da instituição italiana, visando possíveis cooperações e parcerias para intercâmbios entre ambas.

Durante a visita, as representantes da UNIFEBE puderam conhecer mais sobre o funcionamento de cursos como Arquitetura, Engenharia Biomédica, Informática e Engenharia Eletrônica. O campus de Cesena ainda mantém formações em Psicologia, Ciência e Cultura da Gastronomia, Tecnologia Alimentar e Enologia e Vinicultura.

De acordo com a reitora, professora Rosemari Glatz, as possibilidades de parcerias e intercâmbios são maiores em áreas da tecnologia, como entre os cursos de Informática, oferecido pela Universidade de Bologna, no campus Cesena, e o de Sistemas da Informação, da UNIFEBE.

O estreitamento do contato entre as instituições não chega a ser novidade. No ano passado, durante a Missão Internacional Itália, que reuniu políticos, gestores culturais, representantes do Instituto Cultural Anita Garibaldi, a reitora já havia integrado a comitiva, como a única instituição de ensino integrante da missão.

Na época, ela já havia visitado a instituição para contato com a direção local, além de conhecer parte da infraestrutura, como laboratórios, salas e demais instalações do campus. Foi na mesma viagem que foi assinado o termo de cooperação com o Instituto Alberghiero Costaggini, de Rieti.


Parcerias internacionais

Na visita desta semana, a reitora, a pró-reitora e Andrea Antonelli, do Centro Studi Olim Flaminia, foram recepcionadas por Alessandro Ricci, professor da Universidade de Bologna, campus Cesena. Eles visitaram salas de aula e laboratórios como de Informática e Arquitetura.

“Estamos conversando, ainda sem estabelecer nenhum termo de cooperação, mas é importante avaliar o que é feito em cada instituição e os possíveis benefícios e o desenvolvimento científico que essa aproximação pode proporcionar para as duas instituições”, descreve a reitora.

Atualmente, a Internacionalização da UNIFEBE mantém convênio com 16 instituições de nove países, como: Alemanha, Polônia, Portugal, Peru, México, Índia, Equador, Colômbia, além da própria Itália. As parcerias são focadas em atividades de acadêmicas e científicas, abrangendo ainda intercâmbios para professores, estudantes e funcionários, e cursos de idiomas.

“A UNIFEBE sempre tem buscado parcerias e formas de ampliar esta rede de internacionalização. As duas instituições, no caso do campus de Cesena da Universidade de Bologna, compartilham um número considerável de áreas de ensino e o estabelecimento desse intercâmbio pode ser importante para acadêmicos, pesquisadores e professores”, indica a pró-reitora, Edinéia Pereira da Silva.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Liberadas parcelas de Bolsa de Estudos  – 19/07/2011

Liberadas parcelas de Bolsa de Estudos – 19/07/2011


19 de julho de 2011
Curso de Direito promove exposição em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos
Direito

Curso de Direito promove exposição em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos


07 de dezembro de 2019
UNIFEBE lança chamada para submissão de projetos de pesquisa e projetos de extensão
Pesquisa

UNIFEBE lança chamada para submissão de projetos de pesquisa e projetos de extensão


06 de julho de 2021
Skip to content