21 de junho de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Engenharia Civil da UNIFEBE visita obras de duplicação da BR-470

Além de conhecer práticas relativas à obra e trocar experiências com profissionais atuantes, acadêmicos puderam fazer testes em laboratório local

O canteiro de obras das obras de duplicação da BR-470, em Navegantes, recebeu visita técnica de acadêmicos da 7ª fase de Engenharia Civil. O roteiro serviu para aproximar os estudantes de procedimentos técnicos adotados na obra, normas técnicas, planejamento e execução dos trabalhos envolvidos na construção de uma rodovia.

No local, eles foram recebidos pelo engenheiro civil da empresa Planaterra Terraplenagem e Pavimentação, Reinaldo de Sousa Barroso, pelo supervisor da unidade local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), João José da Silveira Vieira. O roteiro foi organizado pela bióloga Aline Coêlho dos Santos, da MPB Engenharia, responsável pelos serviços de gestão ambiental na obra.

Com os engenheiros também foi possível realizar testes no Laboratório de Ensaios, analisando os materiais utilizados na duplicação. Na visita ainda foi possível conhecer mais sobre os desafios de construção da rodovia em uma área de solo considerado mole, como no trecho 1 da duplicação.

Os múltiplos conhecimentos envolvidos em uma obra do tipo, complexidade e possibilidades de atuação profissional são elencados como parte importante da aprendizagem gerada durante a visita pela coordenadora do curso de Engenharia Civil, Vivian Siffert Wildner.

“Foi uma grande oportunidade para os acadêmicos visitarem uma obra desse porte, o que amplia a visão sobre engenharia de tráfego, construção de estradas, solos, pavimentação, drenagem, além da preocupação com a questão ambiental. Isso faz com que os alunos percebam a importância de ter um conhecimento multidisciplinar para realizar projetos e obras de estradas, uma das áreas que o Engenheiro Civil pode atuar”, indica.

Experiência prática
Já a professora de Gestão Ambiental, Tamily Roedel, que acompanhou a visita, ressalta a atualização possibilitada com a troca de experiências com os profissionais envolvidos na obra e os experimentos feitos ao longo da iniciativa. Na avaliação dela, esse contato possibilitou, não só um conhecimento mais amplo sobre a evolução do cuidado ambiental, proteção de fauna e flora, como sobre as formas de redução dos impactos em obras do tipo.

O acadêmico Rafael Schlindwein classifica a visita como uma experiência valiosa para os estudantes. Nas palavras dele, os conhecimentos, experiências e processos demonstrados durante as atividades serão úteis na futura atuação profissional.

“O que mais me chamou atenção foi o processo todo e dificuldades que enfrentam até conseguirem construir a rodovia. Estudos da vegetação existente, espécies de animais que habitam, solos moles e muitos outros, há muitas normas a serem cumpridas. Durante a visita técnica, tive a oportunidade de vivenciar situações reais relacionadas à minha área. Isso me proporcionou uma experiência prática valiosa, complementando o aprendizado teórico obtido em sala de aula”, descreve.

Comunicado nº 49/11 – Resultado Final para vaga de Estagiário para o Núcleo de Prática Jurídica

22 de julho de 2011
Confira a Lista de Aprovados no Processo Seletivo Especial 2006

24 de janeiro de 2006