notícias colégio
Notícias
02 de julho de 2025
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Estudantes da APAE de Brusque apresentam programa PROEP para acadêmicos de Pedagogia da UNIFEBE

Iniciativa foi detalhada após palestra ministrada para a 1.ª fase do curso

O Programa de Educação Profissional (PROEP) da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Brusque foi detalhado para acadêmicos da 1.ª fase do curso de Pedagogia da UNIFEBE. Voltado para o processo de inclusão de pessoas com deficiência intelectual e/ou autismo no mercado de trabalho, ele foi detalhado pelos próprios participantes da iniciativa, durante a programação, que contou com a apresentação da palestra “Vivências e Caminhos para a Inclusão: O Programa de Educação Profissional da APAE na Voz de Seus Protagonistas”.

Segundo a professora Ana Paula Santos Siqueira, ao oportunizar que os próprios alunos da APAE relatem suas vivências, promove-se uma escuta ativa e humanizada, além de colaborar com a desconstrução de estereótipos.

“A atividade é fundamental para a disciplina de Educação Especial e Inclusiva, pois promove a compreensão dos desafios e potencialidades do processo de inclusão profissional de pessoas com deficiência no mundo do trabalho, e isso é fundamental para a formação de educadores comprometidos com a educação especial e inclusiva”, descreve.

A coordenadora dos cursos de Pedagogia e Pedagogia – Anos Iniciais, professora Eliane Kormann, salienta a importância dessa atividade na formação docente. De acordo com ela, a atividade tende a inspirar os futuros pedagogos com ações inclusivas. “ Principalmente ao oportunizar que nossos acadêmicos aprendam com os verdadeiros protagonistas da inclusão”, indica.

Vivência marcante
A acadêmica Camila Dada afirma que acompanhar as apresentações individuais, cada uma com suas características, foi uma demonstração de carinho e dedicação. Conforme a acadêmica, com a ação foi possível perceber a diferença promovida pelo sentimento de pertencimento dos participantes com a iniciativa.

Mesmo já conhecendo o trabalho desenvolvido pela associação, Camila afirma que foi seu primeiro contato com o programa. “Essa vivência ficará marcada na minha formação justamente por mostrar, na prática, como a inclusão pode e deve ser feita com respeito, escuta e participação real das pessoas com deficiência”, descreve. Segundo a acadêmica, a experiência colaborou com a forma como ela pensa e avalia a educação, elementos que julga importantes na futura atuação profissional.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

NOTA DE ESCLARECIMENTO – 13/02/2009

NOTA DE ESCLARECIMENTO – 13/02/2009


13 de fevereiro de 2009
UNIFEBE recebe visita de representantes da Faculdade IELUSC de Joinville
UNIFEBE

UNIFEBE recebe visita de representantes da Faculdade IELUSC de Joinville


19 de agosto de 2025
Unifebe participa do Desfile de Aniversário de Brusque – 2010

Unifebe participa do Desfile de Aniversário de Brusque – 2010


03 de agosto de 2010
Skip to content