10 de novembro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Estudantes de Ciências Contábeis da UNIFEBE visitam Tribunal de Contas do Estado (TCE)

Visita técnica evidenciou os trâmites dos processos de controle das contas públicas municipais de Santa Catarina

Com o intuito de proporcionar aos acadêmicos uma ampla visão das possibilidades de atuação profissional e da importância do seu papel para o desenvolvimento econômico e social, o curso de Ciências Contábeis da UNIFEBE realizou no fim do mês de outubro, uma visita técnica ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). Na sede do TCE, em Florianópolis, acompanhados pelos professores Célia de Souza Sedrez, Rafael Bononomi e pelo coordenador do curso, professor Tonico Schlindwein, os estudantes conheceram a entidade e compreenderam os trâmites dos processos de controle das contas públicas dos municípios de Santa Catarina.

“Na visita os alunos puderam conhecer, de perto, o trabalho de auditoria de contas públicas, uma especialidade da Contabilidade fortemente vinculada ao Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) e à Lei de Responsabilidade Fiscal, amplamente utilizados e discutidos nos Componentes Curriculares de Contabilidade Pública I e II do nosso curso”, ressalta o professor Luiz Pedro, um dos organizadores da atividade.

Visualizar in loco como funcionam as auditorias das contas públicas do Estado foi uma das experiências destacadas pela acadêmica da 6ª fase, Ana Carolina Horner. “Ao sair da sala de aula para uma visita técnica como esta, nos propomos a refletir sobre o que queremos para o nosso futuro, aonde queremos chegar. Ouvir as explicações e o relato da trajetória dos profissionais que atuam no TCE evidenciou a importância do estudo e esforço, e nos ajudou a perceber que a Graduação apresenta um grande leque de oportunidades”, complementa a acadêmica.

Visita técnica e o processo de ensino-aprendizagem

Promovidas ao longo do curso, as visitas técnicas buscam agregar conhecimento prático e inserir os acadêmicos na realidade do mercado de trabalho.

“O curso de Ciências Contábeis da UNIFEBE visa à formação de profissionais contábeis comprometidos a trabalhar com ética, responsabilidade econômica, política e social, que poderão desenvolver suas atividades profissionais para quaisquer organizações, nas mais variadas áreas de atuação da Contabilidade. Entre as organizações estão aquelas do setor público, como as prefeituras municipais, por exemplo, cuja gestão dos recursos públicos está sujeita a controle e aprimoramento pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE)”, elucida o coordenador do curso, professor Tonico Schlindwein.

As atividades integram o cronograma dos componentes curriculares e são propostas de acordo com o conteúdo abordado em sala de aula.

“Declare Certo” acontece neste sábado, 23

“Declare Certo” acontece neste sábado, 23