notícias colégio
Notícias
27 de novembro de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Estudantes de Medicina apresentam intervenções realizadas nas Unidades Básicas de Saúde

Apresentações integraram a programação do III Seminário de Medicina da Família e Comunidade

No dia a dia, nas Unidades Básicas de Saúde, sob a supervisão de profissionais da área, como médicos e enfermeiros, os acadêmicos de Medicina do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) vivenciam a sua futura profissão. As atividades integram o componente curricular Interação em Saúde na Comunidade – IESC e são desenvolvidas pelos estudantes, desde a primeira fase do curso.

Para compartilhar as ações de impacto na comunidade e aperfeiçoar as competências e habilidades, o curso de Medicina, em parceria com a Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade (LASFC) promoveu o III Seminário de Medicina da Família e Comunidade.

O evento

Na sua terceira edição, o Seminário de Medicina de Família e Comunidade contou com uma série de palestras, oficinas e roda de conversa com professores do curso de Medicina e preceptores da Saúde da Família e Comunidade. O Seminário propôs debater a Medicina de Família e Comunidade nas suas diferentes atuações e localidades, além de aprimorar as habilidades clínicas com rigor científico, inovação e tecnologias no processo de cuidar. “Tivemos diversos momentos relevantes de discussões e debates sobre a Medicina da Família e Comunidade enquanto especialidade médica e principalmente o retorno positivo que ela traz para a saúde da população”, avalia a professora e idealizadora do evento, Juliana Chaves Costa Pinotti.

Durante o evento, os acadêmicos da 1.ª à 8.ª fase também apresentaram os seus projetos de intervenção realizados nas Unidades Básicas de Saúde de Brusque e região e foram destaques em 2024.1. Além disso, os estudantes também puderam submeter em resumo os trabalhos desenvolvidos em 2023.2 e 2024.1, com foco desde o processo de trabalho do agente comunitário de saúde, acolhimento, saúde da criança, saúde da mulher, saúde do trabalhador, saúde mental do adolescente, saúde da pele, saúde cardiovascular e saúde do idoso, todos no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS). “Os trabalhos, desenvolvidos na IESC, integram a Curricularização da Extensão do curso e propõemm o fortalecimento e a integração do Ensino, Pesquisa e Extensão”, complementa a professora. Dos oito trabalhos apresentados, três ganharam honra ao mérito.

O uso de uma nova tecnologia para auxiliar no cadastro dos cidadãos através dos Agentes Comunitários de Saúde na UBS do bairro Santa Rita, em Brusque, levou o primeiro lugar nas apresentações. O trabalho foi desenvolvido na 1.ª fase do curso, pelos estudantes, Bruno Eduardo Parisotto, Danielli Olivo Zanelato, João Canella da Silva, Mariana Nicolodelli, Mirela da Cunha Pandini, Sheron Borré, e professoras Érika Freire e Camila Goulart Lanau. O grupo implementou a utilização de um QR code, disponibilizado em um banner em frente à UBS. Segundo o acadêmico João Canella da Silva, a ideia surgiu após os desafios serem apresentados aos estudantes. João explica que, a alta rotatividade dos moradores do bairro, caracterizado por possuir muitos edifícios e a baixa adesão dos cadastros dos residentes na Unidade Básica de Saúde foram os pontos considerados para a intervenção.

O intuito era incentivar que o morador possa realizar o seu próprio cadastro ou atualizá-lo virtualmente, e os dados enviados para o e-mail da UBS, com o acesso direcionado aos agentes comunitários de saúde (ACS). “A partir desse processo, o ACS pode dedicar-se de maneira integral ao processamento dessas informações dentro da UBS, promovendo uma reunião de características dos residentes otimizada, porém mantendo o processo de territorialização completo e detalhado. Como estudante de Medicina, analiso o trabalho como essencial para o futuro da área da saúde, bem como uma integração cada vez mais necessária entre a medicina humanizada e a tecnologia. Na minha opinião, o evento é uma excelente oportunidade para fomentar novas ideias, convertendo-as em projetos que geram benefícios para a comunidade acadêmica, profissional e de toda a sociedade”, complementa João.

Para o coordenador do curso, doutor Osvaldo Quirino de Souza, o III Seminário de Medicina da Família e Comunidade evidencia um dos principais vieses do curso. “A Medicina da Família e Comunidade é a base da formação dos nossos acadêmicos. Eles são inseridos nas práticas da área da saúde desde a primeira fase, com o intuito de entender na prática a realidade da saúde na nossa região e, a partir disso, desenvolver um olhar mais humano, propondo e, efetivamente, realizando melhorias. Parabéns a todos pelo comprometimento e pelas ações, de fato, transformadoras”, salienta.

Conheça os trabalhos e grupos premiados no III Seminário de Medicina da Família e Comunidade:

  • 1ª Lugar: Trabalho desenvolvida na UBS Santa Rita, Brusque.
    Título: Auxílio do cadastro de residentes através dos ACS: o uso de uma nova tecnologia.
    Autores: Bruno Eduardo Parisotto, Danielli Olivo Zanelato, João Canella da Silva, Mariana Nicolodelli, Mirela da Cunha Pandini, Sheron Borré, Érika Freire e Camila Goulart Lanau.
  • 2º Lugar: Trabalho desenvolvido na UBS Central do município de Botuverá.
    Título: Importância da parceria entre vigilância sanitária e unidade básica de saúde: estratégias integradas de incentivo à monitorização da qualidade da água e educação em saúde na região de Botuverá.
    Autores: Ana Carolina Wainer Borges, Ana Luiza Schaefer Sartori, Anna Clara Jacobi Thome, Beatriz Heusi Zanelato, Mariana Vieira Zanatta, Thais Durieux Ferreira, Débora Assunção Aguiar e Suzane Souza.
  • 3º Lugar: Trabalho desenvolvido na UBS Águas Claras no município de Brusque.
    Título: O manejo correto da insulina.
    Autores: Beatriz Isabela Deretti, Carolina Luisa Bogoni Luzzi, José Arthur Rubick Rieg, Keli Maria Granoski, Tatiana Therezinha Saldaña Rios, Gustavo Favaretto e Roberto Omar Alves de Oliveira.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Major dos bombeiros ministra palestra na Unifebe

Major dos bombeiros ministra palestra na Unifebe


07 de abril de 2009
Práticas de acolhimento e cuidado psicológico de pessoas com deficiência são abordadas em visita técnica ao Cagere
Psicologia

Práticas de acolhimento e cuidado psicológico de pessoas com deficiência são abordadas em visita técnica ao Cagere


03 de maio de 2024
Membro do Conselho Regional de Administração palestra na UNIFEBE
UNIFEBE

Membro do Conselho Regional de Administração palestra na UNIFEBE


17 de abril de 2015
Skip to content