notícias colégio
Notícias
26 de junho de 2019
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Estudantes do Colégio Universitário visitam o Parque Nacional de Aparados da Serra

A viagem de estudos foi realizada com os alunos do 1º e 2º ano na disciplina de Geografia

Conhecer as diferentes estruturas geológicas e formas de relevo terrestre, esta foi a proposta da viagem de estudos realizada pelos alunos do 1º e 2º ano do Colégio Universitário de Brusque.  A visita ao Parque Nacional de Aparados da Serra, Canyons Itaimbezinho foi promovida pela professora de Geografia, Tatiane Moresco, e teve como principal objetivo, aprofundar os conteúdos abordados em sala de aula.

Durante todo o segundo bimestre de 2019, os estudantes foram instigados a pensar e discutir sobre a relação de transformação que existe entre a estrutura geológica, as formas de relevo, as ações oceânicas, atmosféricas e a interação humana. Com o intuito de aproximá-los do espaço onde vivem, o conteúdo focou nos territórios brasileiros (catarinense) e sul-americanos, sem deixar de relacioná-los, com a configuração geológica e geomorfológica mundial.

“O destino escolhido possibilitou aos alunos observar, in loco, relevos da Era Mesozoica, quando a América do Sul e a África se separaram do antigo continente Pangeia. Foi uma experiência enriquecedora. Um verdadeiro resumo visual de tudo que trabalhamos durante todo o bimestre na disciplina”, enfatiza Tatiane.

Para a coordenadora do Colégio Universitário, Rosana Muller Wieser, este é um dos propósitos da instituição, proporcionar momentos de aprendizado extraclasse. “Esta é a forma de fazer com que nossos alunos tenham a oportunidade de conhecer na prática o que recebem em sala de aula. Temos ainda em nossa programação mais viagens como essa, contando sempre com uma equipe de professores empenhada em proporcionar mais conhecimento aos nossos estudantes”.

Parque Nacional de Aparados da Serra

A região possui um relevo bastante particular, sendo caracterizado por desfiladeiros com paredões verticais. O Parque, com 13.141,05 hectares, é conhecido como Aparados da Serra, por ter em sua paisagem, campos suavemente ondulados do planalto, com encostas que parecem ser aparadas à faca.

O Cânion Itaimbezinho é o maior e mais famoso cânion do Brasil e significa, em tupi-guarani, pedra-cortada. Esses paredões, que chegam a mais de 700 metros de altura, foram formados com a ação de vulcões, do sol, da chuva e dos ventos, que provocaram rachaduras em grandes rochas, onde a água se infiltrou. Essas fendas geradas pela ação do tempo, hoje são conhecidas como cânions.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social e Marketing:

comunicacao.gestao@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Alunos de Administração realizam visita técnica à Florisa

Alunos de Administração realizam visita técnica à Florisa


28 de junho de 2012
Acadêmicos de Gestão de Pessoas e Coaching elogiam especialização da UNIFEBE
Pós-graduação

Acadêmicos de Gestão de Pessoas e Coaching elogiam especialização da UNIFEBE


28 de março de 2018
Agenda da semana – 23/07

Agenda da semana – 23/07


23 de julho de 2010