notícias colégio
Notícias
23 de abril de 2015

Grupo de Estudos “Conhecendo uma pedagogia alternativa” visita a Escola da Ponte

O momento tão esperado para o grupo de estudos “Conhecendo uma pedagogia alternativa: Vamos a Portugal na Escola da Ponte?” do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE aconteceu na terça-feira, 21 de abril, com a visita à Escola da Ponte.

Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia Marcilene Pöpper Gomes, a visita foi importante para conhecer as novas práticas pedagógicas aplicadas no local. “A visita foi marcada por muita emoção, afinal de contas, o que motivou a nossa vinda a Portugal foi justamente conhecer esta escola. Vimos que é possível viver o processo de ensino de uma forma diferente do currículo tradicional”, diz.

Escola da Ponte

O grupo visitou o local acompanhado pela professora Ariane Cosme da faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, e dos alunos da UNIFEBE que fazem intercâmbio na universidade.

Na escola, os visitantes constataram que a Escola da Ponte não possui séries, ciclos e nem salas de aula específicas.

Os professores são mediadores do conhecimento e os alunos, desde muito cedo, desenvolvem a autonomia e a responsabilidade de se organizarem de acordo com a construção do conhecimento específico.

“Ou seja, os alunos passam pelas salas de aula de acordo com o motivo da aprendizagem, seja na sala de música, sala de artes, sala de estudo, etc. Tudo é preparado com antecedência pelos professores. Tivemos a possibilidade de conhecer o espaço físico e entender como acontece a prática pedagógica. Também assistimos a palestras e tivemos a oportunidade de tirar nossas dúvidas”, explica Marcilene.

Práticas alternativas

Em Brusque, algumas escolas possuem semelhanças com a metodologia da escola da Ponte, um exemplo é a escola Adelina Zierke. A egressa do curso de Pedagogia, Neusa Teixeira, que coordenou o colégio por muitos anos, se surpreendeu ao perceber diversas semelhanças nas ações pedagógicas entre as duas escolas.

“A primeira semelhança percebida com a escola da Ponte foi trabalhar com os conteúdos estabelecidos da proposta curricular. Porém,  de forma diferenciada em que o professor é o grande mediador junto aos alunos. A segunda é a realização das atividades em grupos, ajudando-se e acolhendo-se mutuamente, respeitando as diferenças de cada um”, diz.

Segundo a egressa, a terceira semelhança é a participação de toda a comunidade no decorrer do desenvolvimento do projeto, tornando a escolha um espaço da participação democrática.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Postagens relacionadas

Horário de atividades da Unifebe nesta sexta-feira – 25/06/2010

Horário de atividades da Unifebe nesta sexta-feira – 25/06/2010


25 de junho de 2010
Crianças participantes de projeto de Pedagogia da UNIFEBE visitam virtualmente aldeia indígena
Inovação

Crianças participantes de projeto de Pedagogia da UNIFEBE visitam virtualmente aldeia indígena


19 de julho de 2023
Comunicado nº 48/11 – Entrevista para vaga de Assistente de Controle Docente

Comunicado nº 48/11 – Entrevista para vaga de Assistente de Controle Docente


19 de julho de 2011
Skip to content