24 de março de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Celio Bruns Junior

Livro sobre os desafios no ensino da Língua Inglesa é lançado pelo curso de Letras – Inglês da UNIFEBE

Material foi por acadêmicos e professores do curso de Letras-Inglês da Instituição, editado pela Editora da UNIFEBE.

O curso de Letras – Inglês do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) lançou nesta quarta-feira (22), sua primeira obra didática pedagógica. O livro “Pesquisa em Educação – Desafios no Ensino da Língua Inglesa” é fruto do trabalho desenvolvido pelos estudantes da 6ª fase, com coautoria dos professores do curso.

A obra foi editada pela Editora da UNIFEBE e reúne uma coletânea de investigações teóricas e aplicadas, amparadas por diversos autores de renome no que se refere à aquisição e ao ensino-aprendizagem de uma segunda língua. Em todos os 14 capítulos, os temas trazem um olhar sobre a nova configuração do papel do professor no espaço escolar, durante e após o período crítico da Covid 19.

A organizadora do livro e professora da disciplina de Pesquisa em Educação, Raquel Maria Cardoso Pedroso, conta que a ideia surgiu em sala de aula, quando os acadêmicos foram desafiados de, em duplas, discutirem questões que lhes chamavam atenção na escola e, a partir disso, formularem um problema de pesquisa.

“As sugestões trazidas pelos alunos foram tão atuais e tão inéditas que eu comentei que daria para compor um livro, se os artigos ficassem bons. E ficaram. A partir das problemáticas, coletas de dados e análise de todos os materiais, os acadêmicos desenvolveram uma série de textos, em parceria com professores de disciplinas correspondentes aos seus temas. Dessa forma, juntos, estudantes e professores do curso de Letras-Inglês da UNIFEBE deram corpo a um rico material, que se propõem a contribuir com a pesquisa sobre o ensino da língua inglesa”, elucida a professora Raquel.

Cada capítulo do livro traz um viés diferente sobre o tema central. Há textos sobre o uso de tecnologias, metodologias ativas, gêneros textuais, gêneros digitais, o ensino bilíngue, os desafios e dificuldades durante e pós-pandemia, o ensino de aspectos gramaticais, da cultura em língua inglesa e o ensino para alunos com TEA (transtorno do espectro autista).

Para a coordenadora do curso de Letras – Inglês da UNIFEBE, professora Rosana Paza, a elaboração e publicação do material enfatiza o compromisso do curso de Licenciatura, que surgiu a partir de uma demanda da própria sociedade catarinense: a falta de professores de Inglês.

“As reflexões em relação ao ensino de inglês e o desenvolvimento dos indivíduos em uma sociedade, cuja aquisição de uma segunda língua perpassa por inúmeros desafios, instiga o professor a se desafiar e ampliar seu próprio conhecimento linguístico tanto com o material didático quanto com a metodologia. Por isso, um olhar crítico se faz necessário sobre o processo de ensino-aprendizagem para a área do conhecimento das Linguagens. Ao produzir esse livro, nossos acadêmicos desenvolveram um olhar sensível para a realidade dessa atuação profissional e sobre a necessidade de professores envolvidos e preocupados com o futuro de seus estudantes”, enaltece a professora Rosana.

No penúltimo capítulo do livro, a acadêmica Letícia Cardoso, em parceria com o colega Nícolas Zandonai e com a professora Francine Sens, aborda as consequências da pandemia no ensino-aprendizagem dos alunos das escolas públicas. O estudo analisa a maneira como os estudantes voltaram para as salas de aula e as dificuldades enfrentadas por eles e pelos professores nesse período de retomada presencial.

“Foi desafiador transformar os dados e relatos em um texto. Contudo é gratificante ver que a minha pesquisa e o meu interesse no tema podem ser relevantes também para outras pessoas, que podem ajudar a vida acadêmica e profissional de outro professor. Quanto ao meu futuro profissional, vejo que é extremamente importante ter contribuído como autora e ter meu nome vinculado a um material produzido pela universidade. Com certeza é algo que pode me trazer muitas oportunidades ao longo da carreira”, complementa a acadêmica.

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, também prestigiou o lançamento do livro e parabenizou os autores pela obra. “Contribuir com a educação é uma causa nobre, que exige responsabilidade e comprometimento. Ao ingressar em um curso de Licenciatura vocês se propuseram a viver a futura profissão como um propósito e, agora, ao lançar este material, deixam para a posteridade conhecimentos e vivências, que serão de grande valia para outros professores. Parabéns autores, que esse livro encoraje ainda mais os professores a fazerem a diferença em sala de aula”, refirmou a reitora.

O lançamento, realizado no auditório Doutor Germano Hoffmann – Bloco F, foi marcado por uma sessão de autógrafos. A versão e-book do material já está disponível na página da Editora da UNIFEBE.

Palestra ensina sobre custos logísticos na Fairtec

11 de novembro de 2011
Processo Seletivo de Monitor/Estagiário Para o Curso de Engenharia De Produção