notícias colégio
Notícias
24 de março de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Celio Bruns Junior

Livro sobre os desafios no ensino da Língua Inglesa é lançado pelo curso de Letras – Inglês da UNIFEBE

Material foi por acadêmicos e professores do curso de Letras-Inglês da Instituição, editado pela Editora da UNIFEBE.

O curso de Letras – Inglês do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) lançou nesta quarta-feira (22), sua primeira obra didática pedagógica. O livro “Pesquisa em Educação – Desafios no Ensino da Língua Inglesa” é fruto do trabalho desenvolvido pelos estudantes da 6ª fase, com coautoria dos professores do curso.

A obra foi editada pela Editora da UNIFEBE e reúne uma coletânea de investigações teóricas e aplicadas, amparadas por diversos autores de renome no que se refere à aquisição e ao ensino-aprendizagem de uma segunda língua. Em todos os 14 capítulos, os temas trazem um olhar sobre a nova configuração do papel do professor no espaço escolar, durante e após o período crítico da Covid 19.

A organizadora do livro e professora da disciplina de Pesquisa em Educação, Raquel Maria Cardoso Pedroso, conta que a ideia surgiu em sala de aula, quando os acadêmicos foram desafiados de, em duplas, discutirem questões que lhes chamavam atenção na escola e, a partir disso, formularem um problema de pesquisa.

“As sugestões trazidas pelos alunos foram tão atuais e tão inéditas que eu comentei que daria para compor um livro, se os artigos ficassem bons. E ficaram. A partir das problemáticas, coletas de dados e análise de todos os materiais, os acadêmicos desenvolveram uma série de textos, em parceria com professores de disciplinas correspondentes aos seus temas. Dessa forma, juntos, estudantes e professores do curso de Letras-Inglês da UNIFEBE deram corpo a um rico material, que se propõem a contribuir com a pesquisa sobre o ensino da língua inglesa”, elucida a professora Raquel.

Cada capítulo do livro traz um viés diferente sobre o tema central. Há textos sobre o uso de tecnologias, metodologias ativas, gêneros textuais, gêneros digitais, o ensino bilíngue, os desafios e dificuldades durante e pós-pandemia, o ensino de aspectos gramaticais, da cultura em língua inglesa e o ensino para alunos com TEA (transtorno do espectro autista).

Para a coordenadora do curso de Letras – Inglês da UNIFEBE, professora Rosana Paza, a elaboração e publicação do material enfatiza o compromisso do curso de Licenciatura, que surgiu a partir de uma demanda da própria sociedade catarinense: a falta de professores de Inglês.

“As reflexões em relação ao ensino de inglês e o desenvolvimento dos indivíduos em uma sociedade, cuja aquisição de uma segunda língua perpassa por inúmeros desafios, instiga o professor a se desafiar e ampliar seu próprio conhecimento linguístico tanto com o material didático quanto com a metodologia. Por isso, um olhar crítico se faz necessário sobre o processo de ensino-aprendizagem para a área do conhecimento das Linguagens. Ao produzir esse livro, nossos acadêmicos desenvolveram um olhar sensível para a realidade dessa atuação profissional e sobre a necessidade de professores envolvidos e preocupados com o futuro de seus estudantes”, enaltece a professora Rosana.

No penúltimo capítulo do livro, a acadêmica Letícia Cardoso, em parceria com o colega Nícolas Zandonai e com a professora Francine Sens, aborda as consequências da pandemia no ensino-aprendizagem dos alunos das escolas públicas. O estudo analisa a maneira como os estudantes voltaram para as salas de aula e as dificuldades enfrentadas por eles e pelos professores nesse período de retomada presencial.

“Foi desafiador transformar os dados e relatos em um texto. Contudo é gratificante ver que a minha pesquisa e o meu interesse no tema podem ser relevantes também para outras pessoas, que podem ajudar a vida acadêmica e profissional de outro professor. Quanto ao meu futuro profissional, vejo que é extremamente importante ter contribuído como autora e ter meu nome vinculado a um material produzido pela universidade. Com certeza é algo que pode me trazer muitas oportunidades ao longo da carreira”, complementa a acadêmica.

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, também prestigiou o lançamento do livro e parabenizou os autores pela obra. “Contribuir com a educação é uma causa nobre, que exige responsabilidade e comprometimento. Ao ingressar em um curso de Licenciatura vocês se propuseram a viver a futura profissão como um propósito e, agora, ao lançar este material, deixam para a posteridade conhecimentos e vivências, que serão de grande valia para outros professores. Parabéns autores, que esse livro encoraje ainda mais os professores a fazerem a diferença em sala de aula”, refirmou a reitora.

O lançamento, realizado no auditório Doutor Germano Hoffmann – Bloco F, foi marcado por uma sessão de autógrafos. A versão e-book do material já está disponível na página da Editora da UNIFEBE.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Professor e aluna de Educação Física participam de Congresso Internacional
Congresso

Professor e aluna de Educação Física participam de Congresso Internacional


20 de setembro de 2018
Docentes de Medicina participam de formação em Metodologias Ativas
Formação

Docentes de Medicina participam de formação em Metodologias Ativas


28 de novembro de 2018
Mochilão UNIFEBE traz opções de intercâmbio à estudantes e à comunidade

Mochilão UNIFEBE traz opções de intercâmbio à estudantes e à comunidade


14 de maio de 2015
Skip to content