As características socioeconômicas e as potencialidades do município de Major Gercino foram escolhidas como o tema do trabalho da acadêmica do curso de Psicologia, Mariane Coelho. Parte do componente curricular institucional Desenvolvimento Regional, o material foi apresentado em vídeo.
Nas atividades comuns a todos os cursos da instituição, como cita a professora do Núcleo Institucional, Giselly Mondardo Brandalise, busca-se promover uma percepção mais integrada sobre a futura atuação profissional.
“Mostramos aos estudantes que espaços, economia, culturas, organizações e linguagens não existem de forma isolada, mas se entrelaçam na sociedade como vivências compartilhadas. Esses são os propósitos das disciplinas”, relata.
Segundo o professor Amilton Fernando Cardoso, o trabalho, que recebeu o título de “Crescimento e Desenvolvimento Econômico da cidade de Major Gercino”, conseguiu integrar o conhecimento teórico com a prática e destaca a capacidade da acadêmica em aproximar os conceitos trabalhados em aula com a realidade da cidade.
“Sua abordagem foi criativa e envolvente, o que foi demonstrado não apenas com o domínio do conteúdo, mas também com a capacidade de aplicar esse conhecimento de maneira impactante. Além disso, a sua postura crítica e a qualidade da execução evidenciaram um compromisso com a aprendizagem e o desenvolvimento de soluções conscientes e transformadoras”, descreve.
Conhecimento conectado
Segundo a acadêmica, a atividade possibilitou conhecer sobre temas como economia, cultura e história. De acordo com ela, a possibilidade de escolha da cidade foi uma experiência marcante e a análise de aspectos, que afirma também influenciar o comportamento humano e a dinâmica social, uma experiência positiva.
“Isso tornou o aprendizado mais significativo, pois pude conectar teoria e realidade, enxergando a importância desse conhecimento. Atividades como essa reforçam a importância do ensino realizado aqui na UNIFEBE”, afirma Mariana. De acordo com ela, a valorização e a promoção de vivências que possibilitem ampliar a compreensão e preparar os acadêmicos para sua futura atuação são características da instituição.
A avaliação da coordenadora do curso de Psicologia, professora Andreia Martins, é que atividades semelhantes colaboram com o desenvolvimento dos acadêmicos. “Possibilita o debate e a análise das questões socioambientais e o exame cuidadoso das atividades econômicas da nossa região. Assim, atividades como essa demonstram a articulação estratégica da Psicologia nas mais diversas esferas da sociedade”, indica.