Para falar sobre o sigilo médico, recusa de tratamento e os deveres médicos perante a legislação, a Liga Acadêmica de Medicina Legal e Perícia Médica da UNIFEBE promoveu na última quinta-feira (19), uma aula aberta sobre Medicina Legal. O evento aberto aos acadêmicos de Medicina, Direito e demais interessados na temática foi realizado no auditório do Bloco da Saúde, e ministrado pelo diretor do Hospital Dom Joaquim e especialista em Medicina Legal e Perícia Médica, doutor Joel Mendes.
Durante a aula aberta, o médico discutiu com os participantes casos reais sobre o assunto. De forma interativa, em cada situação apresentada, os estudantes participaram de um quiz, escolhendo a conduta que mais julgavam adequada. Com base nas respostas, palestrantes e estudantes debatiam sobre o caso, embasado pela literatura médico-legal e legislação vigentes.
A presidente da Liga, Eduarda Bergozza Maffeis, destaca que a proposta do evento era discutir possíveis casos que os futuros profissionais irão se deparar durante as suas carreiras. “A Medicina Legal é uma área de estudo essencial durante os cursos de Medicina e Direito, pois as questões éticas, sociais, direitos e deveres dos profissionais e dos pacientes permeiam a prática médica. Nesse sentido, é tão importante nos mantermos atualizados sobre as condutas corretas”, revela a estudante.
O acadêmico da 2ª fase de Direito e presidente do Centro Acadêmico de Direito Dez de Dezembro – Cadez, Yago Schaefer, participou da Aula Aberta. Para o futuro bacharel em Direito, a relação entre as áreas do Direito e da Medicina tem se tornado cada vez mais relevante, devido ao aumento da judicialização da saúde e dos litígios envolvendo práticas médicas. “Questões como erro médico, consentimento informado e responsabilidade civil exigem demasiada atenção jurídica, especialmente diante do avanço tecnológico e da ampliação dos direitos dos pacientes. Por isso, é essencial, como futuros profissionais, estarmos atentos às implicações legais da medicina, garantindo a proteção tanto dos profissionais de saúde quanto dos pacientes”, complementa Yago.
O coordenador do curso de Medicina da UNIFEBE, doutor Osvaldo Quirino de Souza, prestigiou o evento e parabenizou a organização pela relevância do tema abordado. “Na sua fala, o doutor Joel trouxe exemplos reais e, de forma bastante dinâmica, tratou de questões pertinentes ao exercício da Medicina em todas as suas esferas. Com certeza os nossos estudantes aprenderam muito e perceberam a grande responsabilidade que terão no futuro exercício da profissão”, conclui o coordenador.
Confira algumas fotos da Aula Aberta: