24 de abril de 2023
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Movimento das literaturas Brasileira e Americana é tema de discussão entre acadêmicas de Letras-Inglês e alunos do Colégio UNIFEBE

Atividade permitiu que estudantes comparassem o modernismo dos dois países

Durante o curso de Letras-Inglês da UNIFEBE, com a aprendizagem do idioma, os estudantes são apresentados à literatura correspondente. Esse estudo permite que os alunos, além de ter acesso a autores de países de língua inglesa, em especial Estados Unidos e Inglaterra, sejam inseridos na cultura desses locais e expandam seus conhecimentos sobre o idioma e as pessoas que falam a língua-alvo.

Com o objetivo de promover uma aproximação entre o movimento modernista da Literatura Brasileira e da Literatura Americana, as acadêmicas da 8ª fase, Samanta Carla Desplanches e Alice Glória Wanka, participaram, voluntariamente, de uma discussão literária de contos sobre o modernismo brasileiro com o Terceirão do Colégio UNIFEBE, ocasião em que compartilharam informações sobre o modernismo americano, comparando-o com o que aconteceu no Brasil, com as obras que foram discutidas e com os autores.

Movimentos literários como romantismo, realismo, simbolismo, modernismo do mesmo modo estiveram presentes na literatura americana e inglesa. Porém como o foco no Ensino Médio não é a literatura estrangeira, os estudantes têm acesso a informações apenas sobre a Literatura Portuguesa.

A professora Suy Mey Shumacher Moresco, que leciona no curso e no Colégio, afirma que os acadêmicos estão estudando o modernismo na literatura americana, o mesmo movimento estudado pelos alunos do Terceirão na literatura brasileira. “Foi uma oportunidade para aproximar o que acontecia nesse período nos dois países (Brasil e Estados Unidos), quais as semelhanças e diferenças nas obras produzidas entre os autores”, comenta a professora.

“Assim como os acadêmicos de Letras estudam língua e literatura, estudantes de Ensino Médio estudam, com a língua portuguesa, a sua literatura, os movimentos literários que dizem respeito à formação da literatura brasileira e que perpassam a história, a cultura e a realidade do país. Os movimentos literários que ocorreram no Brasil também estiveram presentes na história de outros países, principalmente porque o nosso país seguia os modelos europeus”, complementa Suy Mey.

De acordo com Tainá Floriani, aluna do Terceirão, cada conto tinha uma característica do modernismo, o que proporcionou que fosse possível entender mais sobre o tema e também conhecer a história de outros contos com uma simples conversa. “A aula foi bem dinâmica e nos deu oportunidade para expressar nossas opiniões em relação ao conteúdo”, elogia a estudante.

A professora Rosana Paza, coordenadora do curso, considera muito importante estabelecer parcerias entre o Colégio UNIFEBE e a graduação, pois promove a extensão com vistas à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição. “Com isso, há cooperação técnica e o intercâmbio de conhecimentos e experiências, a fim de disseminar e compartilhar os melhores experimentos e/ou projetos de pesquisa, socializando o conhecimento produzido”, analisa a coordenadora.

Entrevista para a Função de Estagiário da Secretaria Acadêmica – 02/03/2010

02 de março de 2010
Beneficiados pelo FIES devem fazer aditamento

03 de outubro de 2011