notícias colégio
Notícias
21 de outubro de 2020
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Ocorrências de trânsito em Guabiruba são analisadas em pesquisa desenvolvida na UNIFEBE

Segurança viária, mobilidade urbana, educação no trânsito e políticas públicas são alguns dos temas abordados na pesquisa.

Analisar as ocorrências de trânsito em Guabiruba e a partir disso propor planos de ações de mobilidade e modificações urbanas na cidade, é o principal objetivo da pesquisa realizada pelo Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), em parceria com o município.

A proposta de trazer a realidade de uma cidade para dentro da universidade surgiu em uma conversa entre os coautores do projeto, o professor Anderson Buss e a arquiteta e urbanista da Secretaria de Planejamento Urbano de Guabiruba, Débora Carolina Silveira Battaglini Barroero.

Foi pela necessidade de dados para a tomada de decisões e para subsidiar a elaboração do Plano de Mobilidade Urbano, que será executado no município, que os coautores decidiram pesquisar sobre o assunto. A análise das ocorrências de trânsito em Guabiruba, em 2019, vem sendo realizada pelos coautores e pela acadêmica da 10ª fase de Engenharia Civil da UNIFEBE, Larissa Ignês Boos, residente do município, desde abril deste ano.

De acordo com o orientador, a ideia é concluir a pesquisa em dezembro, para que seja apresentado em forma de artigo científico o compilado das informações. Até o momento, os pesquisadores verificaram possíveis fatores influenciadores nas ocorrências registradas, como ciclo faixas, influência de obras e o número da frota veicular do município em relação ao número de acidentes.

Por meio da compilação está sendo possível organizar os dados e elaborar gráficos e tabelas com os índices de ocorrências de trânsito registradas entre 2009 e 2019. “Esse registro e análise é fundamental para subsidiar decisões e políticas públicas. Sem dados não há histórico, e dessa formar será possível demonstrar as principais causas e conscientizar a população, realizando ações voltadas à educação no trânsito, por exemplo”, salienta a arquiteta e urbanista da Secretaria de Planejamento Urbano de Guabiruba, Débora Carolina Silveira Battaglini Barroero.

Para o professor da UNIFEBE é fundamental aproximar a universidade de assuntos diretamente ligados aos cidadãos e à cidade. “Estimular e incentivar a produção de pesquisas técnicas, com o objetivo de pôr em prática assuntos discutidos durante o curso de graduação proporciona aos estudantes aplicarem seus conhecimentos em prol da sociedade, além de contribuir para a realização de futuras melhorias aos lugares onde vivemos”, enfatiza Anderson Buss.

A sugestão de trabalhar a temática na cidade foi fomentada na 5ª edição do Workshop de Mobilidade Sustentável, realizado em 2019, entre os alunos da UNIFEBE e da Universidade de Karlsruhe. Na ocasião, os estudantes pesquisaram alternativas para melhorar os acessos entre Brusque e Guabiruba.

“Os workshops têm instigado novas pesquisas na área de mobilidade urbana e isso tem trazido muitos resultados positivos, e esse é o nosso objetivo, estimular os estudantes a terem esse olhar crítico e a buscarem um futuro melhor”, conclui a supervisora de Pesquisa e Internacionalização da UNIFEBE, professora Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop.

 

Foto: Prefeitura de Guabiruba 

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Resultado Final do Processo Seletivo de Estagiário(a) para o Núcleo de Informática

Resultado Final do Processo Seletivo de Estagiário(a) para o Núcleo de Informática


21 de julho de 2008
Profissionais do Direito relatam experiências aos calouros do curso
Mercado de Trabalho

Profissionais do Direito relatam experiências aos calouros do curso


15 de agosto de 2018
Alunas de Pedagogia estudam o Método de Freinet

Alunas de Pedagogia estudam o Método de Freinet


08 de maio de 2006
Skip to content