07 de julho de 2020
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Palestra virtual debate abordagem de Reggio Emilia e o currículo da Educação Infantil brasileira

Acadêmicos de Pedagogia e Letras-Inglês aprenderam sobre o tema com a professora e estudiosa da área, Ana Paula Rudolf.

Para conhecer um pouco mais sobre a abordagem de Reggio Emilia e o currículo da Educação Infantil brasileira, o curso de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) promoveu uma palestra virtual sobre o tema.

A professora Ana Paula Rudolf, estudiosa na área e participante de viagem de estudos às cidades de San Miniatto e Reggio Emilia, na Itália, por meio do programa de Internacionalização da UNIFEBE, apresentou a metodologia das escolas que são referência internacional pela qualidade da educação Infantil. A videoconferência foi direcionada aos estudantes, educadores, pais e interessados nas questões relativas à Primeira Infância.

Durante a palestra Ana falou sobre os educadores das escolas italianas, que trabalham a abordagem educativa baseada na pedagogia de Loris Malaguzzi. “Para Malaguzzi, o pressuposto fundamental para se construir um projeto de educação deve ser o reconhecimento da identidade e da potencialidade das crianças. Segundo a abordagem, é preciso que o educador esteja atento e tenha sensibilidade para ouvir as linguagens, os símbolos e códigos que as crianças usam para se expressar”, explica Ana Paula.

De acordo com a coordenadora de Pedagogia da UNIFEBE, professora Eliane Kormann, o destaque dessa abordagem é a participação da família. “Na disciplina de Estudos Integrados III buscamos investigar as práticas pedagógicas e as mais diversificadas metodologias, com foco na Educação Infantil. E é nesse sentido que a abordagem de Reggio Emilia é tão interessante para os nossos estudantes, pois eles puderam conhecer o trabalho educativo compartilhado, que leva em consideração as individualidades de cada criança e as coloca em diálogo com a família e com a escola”, enfatiza Eliane.

Para a acadêmica da 3ª fase de Pedagogia, Janaina Kuester, foi instigante aprender um pouco mais sobre o tema. “A metodologia Reggio Emilia nos inspira com sua abordagem para a educação infantil, pois preconiza a criança como protagonista de todo o seu processo educacional, explorando todas as suas linguagens. Nesse sentido, o professor tem seu papel como amigo e tutor, não apenas como transmissor do conhecimento”, destaca Janaina.

O pró-reitor de Graduação da UNIFEBE, professor Sidnei Gripa, reforça a importância de conhecer outras metodologias de ensino ainda na graduação. “Mesmo de forma não presencial, continuamos promovendo atividades que visam a troca de experiências e que enriquecem o currículo dos nossos acadêmicos. Proporcionar o contato com estudiosos de outras metodologias de ensino-aprendizagem, prepara os alunos para a educação do futuro”, acrescenta Gripa.

A palestra realizada via Google Meet foi organizada pela professora de Estudos Integrados III, Marinez Panceri Colzani, e contou com a participação de mais de 80 pessoas, entre alunos de Pedagogia, acadêmicos de Letras-Inglês, professores e convidados.

Clube de Engenharia, Arquitetura e Agronomia visita Unifebe

18 de novembro de 2011