19 de abril de 2010

Qualidade na Educação é tema de discussão em Seminário

A reitora da Unifebe, profª Maria de Loudes Busnardo Tridapalli, participou do painel de discussão sobre Qualidade na Educação, realizado na manhã de sexta-feira, dia 16, no Seminário Estadual sobre os Desafios da Educação Brasileira. O evento reuniu profissionais de toda a região no Auditório da Igreja do Calvário, no bairro Jardim Maluche, além de autoridades e palestrantes renomados.

O Seminário teve como objetivo debater e apontar soluções para os principais problemas da educação no país. Os temas de discussão surgiram a partir de uma pesquisa feita em todo o Brasil pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística – IBOPE Inteligência, em parceria com o movimento Todos pela Educação, que apontou como principais problemas: a baixa qualidade do ensino e a desmotivação dos professores.

O primeiro painel, realizado no período matutino, teve como palestrantes a reitora da Unifebe, além de Gaudêncio Frigotto, professor da Faculdade de Educação da Universidade do Rio de Janeiro. Lucídio Banchetti, professor da Universidade Federal de Santa Catarina, e o professor Valmir Ludvig foram os debatedores da discussão.

Durante a discussão, Frigotto defendeu que a educação de qualidade deve ser aquela que permita ao cidadão não apenas decorar, mas interpretar o mundo, tornando-o protagonista de sua própria história. Segundo ele, a concepção de qualidade da educação ainda é unidirecional, é preciso olhar a educação além das paredes da sala de aula.

A reitora da Unifebe acrescentou que a qualidade na educação é responsabilidade de toda a sociedade civil organizada e disse que a escola reproduz no seu interior, como qualquer outra instituição ou entidade da sociedade dos dias atuais, todas as mazelas que existem no espaço macro social. Ela destacou ainda que é fundamental que exista uma maior articulação e continuidade entre os diferentes níveis educacionais.

No período vespertino, aconteceu o painel "Desmotivação dos professores", ministrado por Ana Bock, que é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Santa Catarina na pós-graduação em Psicologia da Educação e membro de conselhos editoriais de periódicos na área, e pelo deputado estadual e professor Pedro Uczai, presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. As Secretarias Municipais de Educação de Gaspar e de Itapema foram responsáveis em debater este segundo painel.

O evento foi prestigiado por educadores, autoridades municipais de Brusque, Gaspar e Itapema, além da senadora Ideli Salvatti e do deputado Pedro Uczai, que palestrou.

Texto e fotos: Natália Uriarte Vieira

Comunicado nº 21/11 – Resultado final para vaga de Auxiliar de Recursos Humanos