notícias colégio
Notícias
19 de abril de 2010

Qualidade na Educação é tema de discussão em Seminário

A reitora da Unifebe, profª Maria de Loudes Busnardo Tridapalli, participou do painel de discussão sobre Qualidade na Educação, realizado na manhã de sexta-feira, dia 16, no Seminário Estadual sobre os Desafios da Educação Brasileira. O evento reuniu profissionais de toda a região no Auditório da Igreja do Calvário, no bairro Jardim Maluche, além de autoridades e palestrantes renomados.

O Seminário teve como objetivo debater e apontar soluções para os principais problemas da educação no país. Os temas de discussão surgiram a partir de uma pesquisa feita em todo o Brasil pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística – IBOPE Inteligência, em parceria com o movimento Todos pela Educação, que apontou como principais problemas: a baixa qualidade do ensino e a desmotivação dos professores.

O primeiro painel, realizado no período matutino, teve como palestrantes a reitora da Unifebe, além de Gaudêncio Frigotto, professor da Faculdade de Educação da Universidade do Rio de Janeiro. Lucídio Banchetti, professor da Universidade Federal de Santa Catarina, e o professor Valmir Ludvig foram os debatedores da discussão.

Durante a discussão, Frigotto defendeu que a educação de qualidade deve ser aquela que permita ao cidadão não apenas decorar, mas interpretar o mundo, tornando-o protagonista de sua própria história. Segundo ele, a concepção de qualidade da educação ainda é unidirecional, é preciso olhar a educação além das paredes da sala de aula.

A reitora da Unifebe acrescentou que a qualidade na educação é responsabilidade de toda a sociedade civil organizada e disse que a escola reproduz no seu interior, como qualquer outra instituição ou entidade da sociedade dos dias atuais, todas as mazelas que existem no espaço macro social. Ela destacou ainda que é fundamental que exista uma maior articulação e continuidade entre os diferentes níveis educacionais.

No período vespertino, aconteceu o painel "Desmotivação dos professores", ministrado por Ana Bock, que é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Santa Catarina na pós-graduação em Psicologia da Educação e membro de conselhos editoriais de periódicos na área, e pelo deputado estadual e professor Pedro Uczai, presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. As Secretarias Municipais de Educação de Gaspar e de Itapema foram responsáveis em debater este segundo painel.

O evento foi prestigiado por educadores, autoridades municipais de Brusque, Gaspar e Itapema, além da senadora Ideli Salvatti e do deputado Pedro Uczai, que palestrou.

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
Texto e fotos: Natália Uriarte Vieira

Postagens relacionadas

Comunicado nº 21/11 – Resultado final para vaga de Auxiliar de Recursos Humanos

Comunicado nº 21/11 – Resultado final para vaga de Auxiliar de Recursos Humanos


17 de março de 2011
Estudante aprova artigo em Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção
UNIFEBE

Estudante aprova artigo em Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção


12 de novembro de 2015
Curso de Direito realiza Semana Integrada

Curso de Direito realiza Semana Integrada


22 de maio de 2007
Skip to content