22 de março de 2018
por: Suellen Pereira Rodrigues
Arthur Timm

UNIFEBE e APAE DE SÃO PAULO firmam parceria em prol da educação inclusiva

Convênio foi assinado nesta quarta-feira, 21 de março, no Dia Internacional da Síndrome de Down

O Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado nesta quarta-feira, 21 de março, marca também o começo de uma nova parceria em prol da educação inclusiva firmada entre a UNIFEBE e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) DE SÃO PAULO.

O convênio, que prevê a realização de cursos de pós-graduação, inicia sua primeira ação com a oferta de especialização em “Deficiência Intelectual: aspectos neuropsiquiátricos, pedagógicos e inclusivos” com aulas presenciais na APAE DE SÃO PAULO a partir deste sábado, 24 de março. As inscrições podem ser feitas pelo site https://goo.gl/xuKGB2.

Segundo o diretor-presidente da entidade, Felipe Clemente Santos, o objetivo das duas instituições é unir forças para preparar da maneira mais adequada os profissionais que atuam diretamente na educação, em relação à inclusão.

— Se tivermos a oportunidade de começar essa inclusão bem cedo, preparando os profissionais das escolas para darem a melhor chance para essas pessoas se incluírem, serem autônomas e desenvolverem todo seu potencial, é preciso abraçar uma chance dessas. Eu vejo um começo muito interessante sobre esta parceria que une uma universidade, que tem muita tecnologia e conhece muito sobre como fazer educação, e a APAE DE SÃO PAULO, que tem mais de 55 anos de experiência em Síndrome de Down e deficiência intelectual. Juntando esses dois realmente poderemos proporcionar um impacto muito positivo para a sociedade — define.

Para o reitor Günther Lother Pertschy, a parceria reforça a essência comunitária da UNIFEBE, que tem como missão estar sempre presente na comunidade.

— Este convênio firmado, mais precisamente com o instituto de ensino e pesquisa, é uma nova frente de extrema importância para as duas Instituições. Estamos muito contentes e acreditamos que isto represente apenas o início de uma grande jornada — afirma o reitor.

APAE DE SÃO PAULO

​​​​​​​​​​​​​​A APAE DE SÃO PAULO é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que promove o diagnóstico, a prevenção e a inclusão da pessoa com Deficiência Intelectual, produzindo e difundindo conhecimento. Atua desde o nascimento ao processo de envelhecimento, propiciando o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias acerca dos direitos das pessoas com Deficiência Intelectual.

Por meio do Instituto APAE DE SÃO PAULO, a Organização gera e dissemina conhecimento científico sobre Deficiência Intelectual com pesquisas e cursos de formação.

O Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE é uma instituição sem fins lucrativos e totalmente engajada com o que acontece a sua volta. Com a premissa de trabalhar comprometida com o conhecimento e o desenvolvimento das pessoas, a história da Instituição começou a ser escrita em 1973, em Brusque (SC), onde foi pioneira no Ensino Superior.

Desde então, muito mais do que formar profissionais qualificados, trabalha diariamente para formar cidadãos éticos, com senso crítico e preparados para os desafios do mercado de trabalho e da vida. Da mesma maneira que se compromete com a educação, a UNIFEBE também se preocupa com o desenvolvimento de sua comunidade.

Calouros UNIFEBE serão recepcionados na próxima quarta-feira (1)

Calouros UNIFEBE serão recepcionados na próxima quarta-feira (1)

27 de janeiro de 2023
Acadêmicos de Psicologia realizam treinamento com empresas da região com foco nos fatores psicossociais e prevenção ao assédio nas organizações