notícias colégio
Notícias
27 de março de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

XI Descida do Rio Itajaí-Mirim promove coleta de resíduos e prestação de serviços pela UNIFEBE

Atividade contou com a participação de professores e acadêmicos de diferentes cursos da instituição

O Dia Mundial da Água foi celebrado, em Brusque, com a XI Descida do Rio Itajaí-Mirim. A ação, parte da Agenda 2030, atende quatro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e contou com a participação de acadêmicos, estudantes do Colégio UNIFEBE, professores e profissionais técnico-administrativos da UNIFEBE.

A ação anual foi uma oportunidade de sensibilização sobre a preservação dos recursos hídricos e os impactos do descarte irregular de resíduos. Durante a descida, os participantes fizeram a coleta de itens que foram coletados às margens e trechos do rio, como Artefatos de concreto, uma lixeira de metal, materiais plásticos, pneus, tecidos e brinquedos.

Os barcos percorreram o trecho entre o Instituto Federal Catarinense (IFC) e a Ponte do Trabalhador. Na margem esquerda, próximo do fim do trajeto, tendas com entretenimento e a prestação de serviços para a comunidade, prestados pelos acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Educação Física.

“A XI Descida do Rio Itajaí-Mirim é um evento para chamar a atenção da população para os resíduos que são encontrados nas margens e dentro do rio. Foi muito bom contar com a participação de tantos acadêmicos e de diferentes cursos de graduação nas ações”, sinalizou a presidente do Comitê de Sustentabilidade da UNIFEBE, professora Tamily Roedel.

Ela ressalta o alinhamento da atividade com os ODS como: Água Potável e Saneamento; Ação Climática; Consumo e Produção Responsável; e Preservação da Vida Terrestre. De acordo com a professora, para além dos resíduos retirados do Itajaí-Mirim, os efeitos da erosão nas margens do rio também chamaram a atenção.

Atenção à comunidade
Acompanhando o grupo de acadêmicos de Educação Física, que prestou serviços como aferição de índices glicêmicos, pressão, testes de força e orientações sobre saúde, o professor Leonardo Ristow, afirma que a atividade foi um momento importante para o desenvolvimento dos estudantes. De acordo com ele, momentos de interação com o público externo em atividades, como a elaborada na margem esquerda do rio Itajaí-Mirim, representam oportunidades para que os acadêmicos põem o seu conhecimento em prática fora da instituição.

“Quando vamos para a comunidade, além de saberem os conteúdos, eles precisam desenvolver o atendimento, se capacitar-se e desenvolver essas competências de comunicação, escuta, entender os problemas, saber como relatar para as pessoas que são atendidas”, descreve.

Já dentro do rio, a edição foi a primeira que o acadêmico de Engenharia Civil, Cenir de Pinho Junior participou. Avaliando a iniciativa como positiva, ele afirma ter ficado surpreso com a quantidade de resíduos ao longo do percurso.

Para Cenir, ações como a descida do rio têm um papel importante na conscientização e deveriam ser mais incentivados, como uma maneira de chamar a atenção para o tema. “A poluição existente no nosso Rio é evidente e podemos, cada vez mais, notar a presença de detritos dos mais diversos nas margens. Sempre via a necessidade de intervir na situação, mas nunca havia encontrado uma forma eficiente”, relata. “Acredito que o ato foi de muita valia para o meio ambiente e para a sociedade, visto que nossa cidade depende de forma intrínseca do rio Itajaí-Mirim para diversas finalidades econômicas e ambientais”.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Acadêmicos do curso de Administração apresentam trabalhos finais
UNIFEBE

Acadêmicos do curso de Administração apresentam trabalhos finais


02 de dezembro de 2013
Participe do desfile de aniversário de Brusque
Universidade Comunitária

Participe do desfile de aniversário de Brusque


18 de julho de 2019
Acadêmicos participam de Feira de Ferramentas em Joinville

Acadêmicos participam de Feira de Ferramentas em Joinville


17 de março de 2010
Skip to content